Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Às vésperas de ida de Bolsonaro ao Kremlin, Brasil elogia laços com Ucrânia

Colunista do UOL

11/02/2022 09h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo brasileiro publicou nesta sexta-feira, no site do Itamaraty, um comunicado no qual elogia a relação com a Ucrânia e comemora a data dos 30 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

O gesto ocorre às vésperas da viagem de Jair Bolsonaro para a Rússia, num momento de tensão internacional. A visita ocorre na próxima semana e o temor de americanos e europeus é de que o presidente Vladimir Putin use o encontro para mostrar que o Ocidente não está unido e que ele conta com aliados, até mesmo no que seria a área de influência americana, a América Latina.

Sob pressão, o governo Bolsonaro optou por manter a viagem. Mas usa a data para sinalizar o que já vem sendo caracterizado como uma "ginástica diplomática".

No comunicado, o Itamaraty destaca como a relação com Kiev é sólida e como a independência da Ucrânia foi um ponto defendido pelo país. "Como indicativo da importância das relações bilaterais entre os dois países, pouco tempo após o estabelecimento de relações diplomáticas, foram abertas embaixadas residentes, da Ucrânia em Brasília, em 1993, e do Brasil em Kiev, em 1995", disse.

«Desde que o governo brasileiro reconheceu a independência ucraniana, em dezembro de 1991, Brasil e Ucrânia mantiveram múltiplos contatos de alto nível entre seus mandatários", insistiu.

Segundo o governo, em 2009, os dois países estabeleceram uma parceria estratégica, "com importantes desdobramentos nos setores espacial, de defesa e saúde".

O governo também destaca o avanço nas exportações. "O comércio bilateral, equilibrado nas vendas de lado a lado, praticamente triplicou, em 2021, na comparação com o período inicial das relações diplomáticas, na década de 1990 », disse.

A nota ainda é concluída com uma sinalização interna. "O Brasil celebra a valiosa contribuição da comunidade de ucranianos e seus descendentes em nosso País — estimada em quinhentas mil pessoas — para o desenvolvimento nacional, há mais de cento e trinta anos. Nomes célebres, como a escritora Clarice Lispector, nascida na Ucrânia, marcaram a formação cultural do povo brasileiro », completou.