Topo

Jamil Chade

exclusivo
REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Chanceler do Chile: fala de Bolsonaro foi "gravíssima" e afeta relação

Colunista do UOL

29/08/2022 16h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governo do Chile irá entregar ao embaixador do Brasil em Santiago uma nota de protesto, diante das falas do presidente Jair Bolsonaro, durante o debate entre os candidatos às eleições de outubro. No encontro, espera-se também que o representante do Itamaraty dê explicações sobre os comentários do chefe de estado do Brasil.

O UOL Notícias apurou que o diplomata brasileiro Paulo Pacheco não será recebido pela chanceler do país sul-americano. A função ficará ao secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores do país, que apresentará ao embaixador a queixa formal.

Durante o debate, Bolsonaro afirmou: "Lula apoiou o presidente do Chile também. O mesmo que praticava atos de tocar fogo em metrôs lá no Chile. Para onde está indo o nosso Chile?".

Em conversa com a reportagem, a chanceler de Boric, Antonia Urrejola, qualificou o ato de Bolsonaro como "gravíssimo" e parte de uma campanha de desinformação. Para ela, o que o presidente disse era "falso" e alertou que tal postura pode significar um constrangimento na relação entre duas das principais economias da América Latina.

Antes de assumir o cargo, a chanceler havia sido representante da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e tecido duras críticas contra as políticas de Bolsonaro.

Horas antes de falar com o UOL, num evento público, ela já havia alertado que tal comportamento de Bolsonaro era uma ofensa não apenas ao presidente chileno, mas também ao povo do país sul-americano.

Informações obtidas pela reportagem confirmam que a nota que será entregue para Pacheco vai na mesma direção do comunicado de imprensa que Santiago divulgou, nesta tarde.

"O Governo do Chile considera que as declarações feitas contra o Presidente Gabriel Boric pelo Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, durante um debate presidencial ontem, são inaceitáveis e não estão de acordo com o tratamento respeitoso devido aos chefes de Estado ou com as relações fraternas entre dois países latino-americanos", declarou.

"A utilização política da relação bilateral para fins eleitorais, baseada em mentiras, desinformações e deturpações, corrói não apenas os laços entre nossos países, mas também a democracia, prejudicando a confiança e afetando a irmandade entre os povos", afirma.

Santiago insistiu que, mesmo diante das diferenças, o governo de Boric optou por manter boas relações com Brasília.

"O Presidente Boric declarou publicamente as diferenças que o separam do Presidente Bolsonaro, mas, ao mesmo tempo, salientou a importância de manter boas relações entre os estados do Brasil e do Chile", disse.

"Além dessas infelizes declarações, o Governo do Chile expressa sua convicção de que nosso país e o Brasil não só têm uma história comum, mas também enormes desafios a enfrentar de forma colaborativa, razão pela qual espera continuar fortalecendo os laços permanentes de amizade e cooperação entre nossos países", completa a nota.

  • Veja fala de Bolsonaro sobre o Chile durante as considerações do debate presidencial: