Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

7 de Setembro: embaixada do Brasil é alvo de protesto em Paris

Em Paris, embaixada do Brasil é alvo de protesto contra governo Bolsonaro - Liliane Mutti
Em Paris, embaixada do Brasil é alvo de protesto contra governo Bolsonaro Imagem: Liliane Mutti

Colunista do UOL

07/09/2022 07h20

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A embaixada do Brasil em Paris foi alvo de um protesto para marcar a data do 7 de Setembro. Um grupo de brasileiros promoveu o que chamaram de "intervenção político-artística" no prédio do órgão do país na capital da França. O ato aconteceu no último sábado e, segundo os organizadores, nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira outro ato foi realizado no local, antes da chegada dos funcionários do Itamaraty.

Ao longo do governo de Jair Bolsonaro, a embaixada tem sido alvo de diferentes manifestações. Luis Fernando Serra, representante do Brasil na França, é um dos principais expoentes do bolsonarismo dentro do Itamaraty.

Desta vez, o foco do protesto tem sido a defesa da democracia e do Estado de Direito, e contra as ameaças golpistas.

"Assim, nas grades do prédio, foram instaladas camisas com efígies que evocam alguns dos mais notórios torturadores, a exemplo de Fleury, Paulo Malhães, Brilhante Ustra e o seu maior admirador, Jair Bolsonaro", afirmou o grupo de brasileiros, em um comunicado.

"As obras foram idealizadas e pintadas por Marcia Tiburi que na mesma tarde inaugura oficialmente sua individual no espaço da Mairie du 10. Arrondissement", disseram.

"Ao lado de cartazes com os dizeres "Tortura nunca mais!"; "Fora golpistas"; "Pela democracia no Brasil", as peças são usadas para denunciar o obscurantismo e mostrar nossa solidariedade aos movimentos em luta contra o fascismo e os representantes da extrema-direita no Brasil", completa o grupo.

 Luis Fernando Serra, representante do Brasil na França, é um dos principais expoentes do bolsonarismo dentro do Itamaraty - Liliane Mutti - Liliane Mutti
Embaixador do Brasil na França é um dos principais expoentes do bolsonarismo no Itamaraty
Imagem: Liliane Mutti

Os brasileiros são liderados pelos movimentos Alerta França Brasil/MD-18 e Ubuntu Audiovisual.

Paris, porém, não será o único local de protestos contra Bolsonaro. Em Barcelona, um ato está sendo convocado pelo grupo Mulheres Brasileiras contra o Fascismo.

A manifestação, numa das principais praças da cidade catalã, ainda contará com a presença da prefeita da cidade, Ada Colau.

Na Suíça, um grupo ainda planeja para hoje um ato de protesto contra Bolsonaro em Genebra contra as violações de direitos humanos e pela defesa da soberania nacional.