Topo

Jamil Chade

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Fifa declara apoio a Vinícius e pede que todos adotem regras contra racismo

REUTERS/Annegret Hilse
Imagem: REUTERS/Annegret Hilse

Colunista do UOL

22/05/2023 05h49

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, usou as redes sociais para sair em apoio ao jogador brasileiro Vinicius Jr, depois que o craque foi alvo de insultos racistas em Valência, no fim de semana. O cartola ainda insistiu que as regras de combate ao racismo precisam ser aplicadas por todos, inclusive em ligas.

"Toda nossa solidariedade a Vinicius", escreveu o suíço. "Não há lugar para o racismo no futebol e nem na sociedade, e a Fifa apoia todos os jogadores e jogadoras que tenham sofrido isso", disse.

"Os acontecimentos ocorridos durante a partida entre Valencia e o Real Madrid mostram como essa luta é crucial", afirmou o dirigente máximo do futebol. No domingo, ele havia sido cobrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que adotasse medidas.

Infantino, em sua mensagem, explicou que existe um processo de três etapas nas competições realizadas pela Fifa e que tais medidas são recomendadas também para "todos os níveis do futebol".

De acordo com ele, a regra consiste nos seguintes passos:

  1. Em primeiro lugar, a partida é interrompida e se anuncia o motivo
  2. Numa segunda etapa, os jogadores abandonam o terreno de jogo e se anuncia no estádio que, se as agressões continuam, a partida será suspensa.
  3. O jogo volta a ser disputado e, se numa terceira etapa as agressões continuam, a partida é parada e os três pontos irão ao adversário.

"Essas são as normas que teriam de ser aplicadas em todos os países e em todas as ligas", disse Infantino.

Ele admite que é mais fácil falar que agir. "Mas temos de fazer isso e temos de apoiar (tais medidas) por meio da educação", completou.