Franceses inauguram 'Rua Dr. Sócrates' no coração da Olimpíada de Paris
Sócrates terá uma rua na França. Neste sábado, a homenagem irá ocorrer na cidade de Saint Ouen, na periferia de Paris e epicentro dos Jogos Olímpicos de 2024.
A "Rue Doutor Sócrates" ficará dentro da Vila Olímpica que, depois de receber os atletas, irá se transformar num bairro. O evento de inauguração da rua contará com ministros e autoridades francesas, além de Marcelo Freixo, Raí, filhos do ex-jogador, Washington Olivetto e líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Raí destaca que, apesar de Sócrates nunca ter jogado na França e de ser um ídolo em vários outros países, "não é coincidência" que a primeira rua do mundo em homenagem ao seu irmão seja uma iniciativa dos franceses.
"A história da Revolução Francesa, os direitos humanos, toda a história da França humanista, de resistência, tudo isso se identifica muito com a própria história do Sócrates", disse o ex-craque do PSG e do São Paulo.
"Não é só o que vai ficar como o legado da Olimpíada, mas também uma identificação com todos os valores que a França também representa", completou.
O evento ainda vai marcar a inauguração de uma tela gigante da artista brasileira Rafa Mon, com o rosto de Sócrates e que ficará exposta durante a Olimpíada. O painel de quase 500m² vai estar em um edifício emblemático de St. Ouen de 20 andares e que pode ser vista até da Basílica de Sacre Coeur, um dos principais marcos turísticos de Paris.
"Retratar com meus traços e cores uma figura como o Dr Sócrates é uma honra", disse a artista. "Além de ser corintiana, eu sempre me identifiquei com as lutas e bandeiras que ele levantou durante sua vida. Poder representá-lo na França em um painel gigantesco que vai ficar exposto durante os jogos olímpicos é com certeza o trabalho mais emocionante e importante da minha vida", admitiu.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.