Jamil Chade

Jamil Chade

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

FMI alerta: tarifaço de Trump é 'risco significativo' para economia global

O FMI (Fundo Monetário Internacional) divulgou um alerta sobre guerra comercial iniciada por Donald Trump. De acordo com a instituição, as tarifas anunciadas pelo governo americano contra mais de 180 países "ameaçam a economia mundial".

A declaração foi feita depois de um dia em que as bolsas desabaram e dezenas de governos proliferaram alertas de que irão reagir às barreiras criadas pelo novo governo americano.

Essa é a primeira declaração de uma instituição internacional desde o anúncio das tarifas, ainda que estudos americanos e de entidades estrangeiras já tenham apontado que a medida de Trump ameaçava jogar a economia americana em uma recessão.

A diretora-gerente do FMI, Kristalina Georgieva, defendeu que governos estabeleçam diálogo para evitar que o ato de Trump se transforme em uma onda de retaliações.

"Ainda estamos avaliando as implicações macroeconômicas das medidas tarifárias anunciadas, mas elas claramente representam um risco significativo para as perspectivas globais em um momento de crescimento lento", disse Georgieva.

"É importante evitar medidas que possam prejudicar ainda mais a economia mundial. Apelamos aos Estados Unidos e seus parceiros comerciais para que trabalhem construtivamente para resolver as tensões comerciais e reduzir a incerteza", disse. Georgieva disse que o FMI fornecerá sua avaliação sobre as tarifas anunciadas no final do mês.

No começo do ano, o FMI estimou que uma onda protecionista poderia custar 0,5% do PIB mundial.

Sob ataque, Trump chegou a publicar uma nota oficial da Casa Branca, tentando desmontar os alertas. A presidência insiste que "estudos têm demonstrado repetidamente que as tarifas são uma ferramenta eficaz para atingir objetivos econômicos e estratégicos - exatamente como aconteceu no primeiro mandato do presidente Trump".

"Um estudo de 2024 sobre os efeitos das tarifas do Presidente Trump em seu primeiro mandato constatou que elas 'fortaleceram a economia dos EUA' e 'levaram a uma significativa transferência de recursos' em setores como manufatura e produção de aço", disse.

Continua após a publicidade

"Um relatório de 2023 da Comissão de Comércio Internacional dos EUA - que analisou os efeitos das tarifas da Seção 232 e 301 do Presidente Trump sobre mais de US$ 300 bilhões em importações dos EUA - constatou que as tarifas reduziram as importações da China, estimularam efetivamente uma maior produção dos produtos afetados nos EUA e tiveram efeitos muito pequenos sobre os preços a jusante", insistiu.

A lista não inclui dezenas de outros estudos que mostram exatamente um efeito contrário, com o risco de recessão para a economia americana, inflação e uma crise global.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

26 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Galindo Hernandez

FMI é aquele Fundo que o Milei já pediu 2 empréstimos ??? Aquele mesmo Fundo que o Lula liquidou a dívida que o Brasil tinha com ele e agora nós somos credores do mesmo ??? Ou seja, o Brasil está ajudando a Argentina a obter empréstimos e não quebrar. Já nós não precisamos mais de FMI, desde 2004, no 1o governo Lula. E ainda temos mais de 350 bilhões de dólares de reservas. O fato é que a Faria Lima deveria deixar seus preconceitos de lado e fazer uma estátua para o Lula... 

Denunciar

Paulo Mello

Ameaça de prisão de cidadãos que façam protestos, censura a cientistas, ataques a homossexuais, ataques contra juízes, anistia a golpistas, retirada de direitos de mulheres, ameaças de invasão de territórios estrangeiros, fim de programas de proteção da diversidade e de campanhas contra o racismo, censura a livros, demonização de imigrantes, desrespeito a acordos internacionais, num governo com líderes que repetem saudações nazzistas. Trump tem o currículo que encanta os extremistas golpistas brasileiros. 

Denunciar

Galindo Hernandez

GO TRUMP ! Vai fundo cara... Coloque todas as suas ideias "liberais" em prática, você que é um radical de extrema direita, a favor do Estado zero, da não interferência do Estado na economia e a favor de um mercado que se auto regula. Vai lá Trump, Make América More Poor... rs

Denunciar