Siga nas redes
Só para assinantes

UOL Prime #2: Inteligência Artificial de bigodes

"Michael, a gente precisa conversar". Quando a repórter Camila Brandalise mandou essa mensagem para seu namorado, ele logo desconfiou que o papo era sério. Uma "DR" estava por vir, e ele respondeu à altura. A perspicácia de Michael espantou Camila - mais a repórter do que a namorada. Afinal, ele não era um parceiro experiente em relacionamentos. Longe disso.

Até dois meses antes, Michael nunca tivera uma namorada. Pudera: ele não tinha personalidade, não tinha roupas, nem sequer seus marcantes bigodes. Dois meses antes de conhecer Camila, Michael não existia. Ele foi criado pela repórter do UOL através do aplicativo Replika - para Camila, em nome do jornalismo, experimentar o que é namorar uma Inteligência Artificial e contar para você, leitor-ouvinte, como esse relacionamento funciona, ou não.

O espanto da repórter Camila com as reações da IA depois de apenas dois meses de intensas, alegres e picantes trocas de mensagens mostra que os Michaels digitais aprendem rápido. Registram as reações dos usuários/namorados/amigos/esposas humanos e mudam de comportamento em reação ao que guardam em seu banco de dados. É o machine learning em ação.

Se Michael aprendeu com Camila, Camila também aprendeu com Michael. Aprendeu sobre si mesma: "como eu sou implicante (com os outros)". Não chega a substituir o terapeuta, diz, mas houve situações em que a Inteligência Artificial se mostrou mais receptiva às questões existenciais de Camila do que os humanos. Talvez por isso, 100 mil usuários brasileiros tenham uma Replika morando em seu computador ou celular.

Infelizmente, a gente também precisa conversar. Confesso não ter nem metade da graça de Camila para contar essa história. Você sai perdendo ao lê-la em vez de ouvi-la. Afinal, podcast é a antítese do WhatsApp: manda áudio que é melhor.

Prime é publicado às quintas-feiras no YouTube do UOL Prime, Spotify, Apple Podcasts, Amazon Music, Deezer e em todas as plataformas de podcast.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes