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UOL Prime #5: A fraude corporativa que aterrou quase um milhão de sonhos

Todo jornalista que já tentou sabe quão mais difícil é investigar empresas privadas do que governos: há poucos dados disponíveis em bancos de dados públicos, e o segredo comercial é um argumento a mais contra a transparência na cultura corporativa.

No entanto, fraudes escandalosas como a das Americanas tornam evidente a necessidade de saber como as empresas operam. A repórter Juliana Sayuri se lançou nesse desafio em outro escândalo privado, bilionário e que prejudicou centenas de milhares de pessoas, o da 123 Milhas.

A agência de turismo investiu milhões de reais em propaganda prometendo vender passagens aéreas mais baratas. Comprava "milhas" de passageiros que já tinham voado e as revendia, na forma de bilhetes, para quem queria embarcar no sonho de rever parentes, viajar com a família ou desfrutar a lua-de-mel no exterior. Acabou deixando clientes no chão e funcionários na mão.

Juliana consultou milhares de páginas do processo de recuperação judicial da empresa, assistiu a dezenas de horas de depoimentos dos donos da 123 Milhas no Congresso e entrevistou mais de 50 ex-funcionários da agência, demitidos depois de a empresa ter deixado 800 mil credores a ver aviões de longe.

Como resultado, descobriu o que as propagandas da 123 Milhas não contavam: o tamanho do calote e a origem do rombo. Juliana Sayuri nos revela os detalhes dessa história de ambição desmedida e fraude corporativa - e nos ajuda a entender por que não existe passagem aérea grátis. Ouça já.

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Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

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