Conteúdo publicado há 4 meses
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Comunicação do governo afunda até em tempo bom

O colunista José Roberto de Toledo afirmou no Análise da Notícia desta quarta (7) que a comunicação do governo afunda até em tempo bom ao comentar a publicação do Ministério das Comunicações que "apagou" a ginasta Rebeca Andrade do pódio para dar lugar a um computador de um programa da pasta.

A incapacidade do governo de determinar a pauta do debate, mesmo quando o céu está azul e o mar está flat, está tranquilo, não tem onda, é inacreditável. É inacreditável, é de uma incompetência a qualquer prova, porque numa oportunidade como essa, você tem a Rebeca Andrade fazendo os milagres que ela fez. Você não faz nada para promover essa pessoa, uma mulher negra? Não, você vai lá e tira ela da foto.

Toledo destaca que o governo não consegue gerar fatos positivos na mídia para provacar debates sobre assuntos importantes para o país.

Eu não sei o que é a comunicação do governo, tem a Palver que é uma consultoria que começou fazendo acompanhamento de WhatsApp, 30 mil grupos de WhatsApp públicos, depois expandiu para as redes sociais, agora ela faz acompanhamento também da mídia. Você olha os gráficos dos últimos 7 dias, dos últimos 30 dias, tem um ou outro dia em que o noticiário é mais positivo do que negativo quando você pesquisa emprego, juros, etc. Na maioria dos dias ele é mais negativo, mas quando você tem um evento positivo, assim bateu um recorde positivo, é de se esperar que você consiga que a máquina do governo, que gasta uma fortuna para fazer isso, domine mesmo que momentaneamente a pauta para aquilo fosse discutido. Ninguém ficou sabendo do recorde positivo da renda e do emprego, só a Faria Lima para criticar, é incrível.

Eu não estou dizendo que o governo não fez nada, o governo deve ter feito. A gente sabe que fez várias coisas importantes, mas ninguém fica sabendo. Você pega o acompanhamento da mídia, e não é porque a imprensa não está noticiando, porque só quem noticia são os sites governistas que reproduzem a Agência Brasil. É claro, você fica vendo ali, essas são as notícias positivas que saem. A imprensa tem que cumprir o seu papel crítico, o problema não é a imprensa, o problema é a incapacidade do governo de usar os mecanismos que os governos que dominam a comunicação digital comandam para conseguir passar a sua mensagem.

Essa análise que eu falei, eu estava me referindo exclusivamente à imprensa tradicional. Quando você agrega a comunicação digital, os nativos digitais, que aí é aquele bando de retransmissor que não apura nada, só fica repetindo o que rouba de outros que produzem informação, aí é um varejo muito pior. Não estou nem falando da atuação nas redes sociais, é só exclusivamente a capacidade de você gerar fatos positivos para orientar o debate. José Roberto de Toledo, colunista do UOL.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.