Economia tem que melhorar mais para Lula se reeleger, mostra Ipec
Os números divulgados hoje pela pesquisa Ipec mostram que a economia precisa melhorar ainda mais para que o presidente Lula (PT) consiga se reeleger, afirmou o colunista do UOL José Roberto de Toledo no Análise da Notícia.
O Ipec mostra que, entre julho e setembro, a taxa de ruim e péssimo de avaliação do governo oscilou de 31 para 34. É uma oscilação dentro da margem, mas 34 é a pior taxa de todo o terceiro mandato do Lula. É a mais alta. E, ao mesmo tempo, a taxa de ótimo e bom oscilou de 37 para 35, que é a segunda mais baixa do terceiro mandato.
Uma das perguntas que o Ipec fez foi: 'Você acha que o presidente Lula deveria ou não deveria se candidatar à reeleição em 2026?' E, para minha surpresa, 58% responderam que não deveria e só 39% responderam que deveria. Tem eleitor que votou no Lula dizendo que ele não deveria ser candidato à reeleição.
José Roberto Toledo, colunista do UOL
Toledo destaca que a percepção da população não bate com os indicadores econômicos.
O Ipec fez uma outra bateria de perguntas sobre temas específicos de desempenho do governo e, em muitos deles, a avaliação é mais negativa do que positiva, inclusive, em temas econômicos. Ou seja, os indicadores podem estar traduzindo a realidade dos números da economia, mas a percepção das pessoas, que é como aquilo afeta a vida delas, não está batendo com os indicadores.
Combate ao desemprego: 30% avaliam como ótimo ou bom o desempenho do governo e 40%, 10 pontos a mais, avaliam como ruim ou péssimo. Isso depois de o IBGE ter saído com uma taxa de desemprego menor desde a década passada. Combate à inflação, teve deflação do IPCA, 23% de ótimo e bom contra 47% de ruim e péssimo. Quer dizer, a variação na margem da inflação não passou segurança para as pessoas de que os preços vão continuar caindo.
A economia tem que melhorar mais para o Lula poder se reeleger porque, se com que melhorou até agora, 58% dizem que ele não deve ser candidato à reeleição, precisa melhorar mais porque é o único capital que ele vai ter. A única margem de manobra pro Lula se viabilizar como candidato à reeleição é melhorar a economia mais do que já melhorou, o que não é fácil.
José Roberto de Toledo, colunista do UOL
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.