Conteúdo publicado há 26 dias
Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Economia tem que melhorar mais para Lula se reeleger, mostra Ipec

Os números divulgados hoje pela pesquisa Ipec mostram que a economia precisa melhorar ainda mais para que o presidente Lula (PT) consiga se reeleger, afirmou o colunista do UOL José Roberto de Toledo no Análise da Notícia.

O Ipec mostra que, entre julho e setembro, a taxa de ruim e péssimo de avaliação do governo oscilou de 31 para 34. É uma oscilação dentro da margem, mas 34 é a pior taxa de todo o terceiro mandato do Lula. É a mais alta. E, ao mesmo tempo, a taxa de ótimo e bom oscilou de 37 para 35, que é a segunda mais baixa do terceiro mandato.

Uma das perguntas que o Ipec fez foi: 'Você acha que o presidente Lula deveria ou não deveria se candidatar à reeleição em 2026?' E, para minha surpresa, 58% responderam que não deveria e só 39% responderam que deveria. Tem eleitor que votou no Lula dizendo que ele não deveria ser candidato à reeleição.

José Roberto Toledo, colunista do UOL

Toledo destaca que a percepção da população não bate com os indicadores econômicos.

O Ipec fez uma outra bateria de perguntas sobre temas específicos de desempenho do governo e, em muitos deles, a avaliação é mais negativa do que positiva, inclusive, em temas econômicos. Ou seja, os indicadores podem estar traduzindo a realidade dos números da economia, mas a percepção das pessoas, que é como aquilo afeta a vida delas, não está batendo com os indicadores.

Combate ao desemprego: 30% avaliam como ótimo ou bom o desempenho do governo e 40%, 10 pontos a mais, avaliam como ruim ou péssimo. Isso depois de o IBGE ter saído com uma taxa de desemprego menor desde a década passada. Combate à inflação, teve deflação do IPCA, 23% de ótimo e bom contra 47% de ruim e péssimo. Quer dizer, a variação na margem da inflação não passou segurança para as pessoas de que os preços vão continuar caindo.

A economia tem que melhorar mais para o Lula poder se reeleger porque, se com que melhorou até agora, 58% dizem que ele não deve ser candidato à reeleição, precisa melhorar mais porque é o único capital que ele vai ter. A única margem de manobra pro Lula se viabilizar como candidato à reeleição é melhorar a economia mais do que já melhorou, o que não é fácil.

José Roberto de Toledo, colunista do UOL

Continua após a publicidade

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes