Kassab repete bom desempenho e é grande vencedor também do 2º turno
Com o fim das eleições municipais de 2024, o crescimento do PSD e a consolidação da máquina construída pelo presidente do partido, Gilberto Kassab, para operar com diversas alianças mostra que a sigla foi a grande vencedora da disputa eleitoral, avaliaram os colunistas José Roberto de Toledo e Natália Portinari durante o A Hora Extra do segundo turno das eleições.
Toledo resumiu o impacto político do partido nessas eleições: elegeu prefeitos em cinco capitais, empatando com o MDB, e, no segundo turno, também conseguiu garantir prefeitos em cidades de relevância regional, como São José dos Campos (SP), Ribeirão Preto (SP), Londrina (PR), Piracicaba (SP), Olinda (PE), Caucaia (CE) e Uberaba (MG). O crescimento, destacou o colunista, foi de 34% em relação à eleição anterior, com saldo de 223 prefeituras a mais do que havia conseguido há quatro.
É o partido também que tem mais prefeituras em São Paulo --lembrando que o governador Tarcísio de Freitas é do Republicanos, que também cresceu, mas não tanto quanto o PSD. [...] Eu brinco que o Kassab e o PSD são quânticos, estão em vários lugares ao mesmo tempo, tudo ao mesmo tempo. E podem estar na posição, tanto na altura no governo, junto com o lulismo, com o bolsonarismo, não importa. Ele mesmo disse isso quando fundou o partido, dizendo que não é de direita, não é de esquerda, muito pelo contrário.
José Roberto de Toledo
Criado por Kassab em 2011, o partido conseguiu operar independente da dicotomia entre Lula (PT) e Jair Bolsonaro (PL), além de trabalhar com as alianças regionais, afirmou Portinari.
É um partido que tem um crescimento que não se explica pelo bolsonarismo ou pelo lulismo. Ele que cresce muito com base em alianças locais, então precisa dessas articulações na base, de emendas parlamentares, de articulações no Congresso para crescer. [...] O PSD consegue se consolidar como essa máquina do centrão, e a gente o vê pela primeira vez em primeiro lugar.
Natália Portinari
Acompanhe a apuração completa do segundo turno das eleições em todo o Brasil no UOL News.
Na semana, o UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.