Topo

Josias de Souza

ANÁLISE

Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.

Deputado Luís Miranda dobra aposta: 'Sexta-feira o Brasil saberá a verdade'

Colunista do UOL

23/06/2021 20h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Acusado pelo Planalto de cometer contra Bolsonaro o crime de "denunciação caluniosa", o deputado Luis Miranda (DEM-DF) dobrou aposta que fizera a colocar sob suspeição a compra da vacina Covaxin, da Índia. "Sexta-feira o Brasil saberá a verdade e os documentos falam por si só...", anotou Miranda no Twitter, numa alusão ao depoimento que prestará à CPI da Covid, ao lado do seu irmão, o servidor Luis Ricardo Fernandes Miranda, chefe de importação do Departamento de Logística do Ministério da Saúde.

"Se ficarmos calados, já será suficiente para todos os brasileiros se revoltarem e ainda entenderem quem está atrasando o Brasil!!", acrescentou o parlamentar.

Miranda foi às redes sociais nas pegadas de uma manifestação do ministro Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral da Presidência). Falando em nome do presidente, Onyx declarou que o governo irá investigar os denunciantes, não a denúncia.

"O governo tomará medidas, e o presidente determinou que a PF abra uma investigação para apurar a declaração do deputado", declarou o ministro. "Vamos também pedir a abertura de investigação do deputado e do servidor Luís Ricardo Miranda por denunciação caluniosa, fraude processual e prevaricação."

A cúpula do G7, grupo majoritário da CPI da Covid, enxergou na manifestação de Onyx uma tentativa de obstruir a investigação do Legislativo. Cogita-se convocar o ministro palaciano para depor na comissão. Os senadores esgrimem a ameaça de requerer à Justiça a prisão de Onyx sob a alegação de que ele ameaça testemunhas da CPI.