Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Allan dos Santos une Biden e Bolsonaro na cruzada de desmoralização do STF

Colunista do UOL

12/06/2022 03h50

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Diz-se que a conversa de Bolsonaro com Joe Biden serviu para quebrar o gelo. Entretanto, a Casa Branca já havia colocado um pé no bolsonarismo mesmo durante a fase em que o relacionamento era glacial.

Biden conservou o rigor adotado sob Donald Trump na deportação de estrangeiros ilegais. Brasileiros sem documentos válidos são enviados de volta às pencas. Mas o blogueiro Allan dos Santos reside na vizinhança do Mickey Mouse sem ser incomodado.

Na Cúpula das Américas, Biden obteve a adesão de duas dezenas de países, entre eles o Brasil, ao seu pacto migratório. "A imigração ilegal não é aceitável", disse o presidente americano. "Vamos fortalecer as nossas fronteiras..."

Astro do bolsonarismo eletrônico, Allan dos Santos mudou-se há dois anos para Orlando. Seu visto de turista está vencido. Em outubro do ano passado, o ministro do Supremo Alexandre de Moraes decretou sua prisão preventiva.

Neste sábado, o fugitivo incorporou-se à caravana eleitoral de Bolsonaro em Orlando. Desafiando a ordem judicial que o bloqueou nas redes sociais, transmitiu ao vivo seis minutos de passeio de moto.

"O Xandão não queria que eu participasse de motociata no Brasil. E o que Deus faz? Traz uma motociata para cá", declarou Allan dos Santos, escarnecendo de Alexandre de Moraes.

Ao dar boas-vindas a Bolsonaro num encontro bilateral, Biden afirmou que a democracia brasileira é "vibrante" e as instituições do país são "fortes". Quis dizer que confia no sistema eleitoral e nos tribunais.

De duas, uma: ou Biden manda sua diplomacia oferecer asilo ao "perseguido político" Allan dos Santos ou envia o fugitivo para uma cadeia no Brasil. Não fazer nada é o mesmo que aderir à cruzada de Bolsonaro para desmoralizar o Supremo, o TSE e Moraes, que presidirá as eleições.