Topo

Josias de Souza

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

União Brasil defende seu ministro do cavalo cavalgando antigas culpas do PT

01.01.23 - O presidente Lula dá posse a Juscelino Filho (União Brasil) como ministro das Comunicações - Ricardo Stuckert
01.01.23 - O presidente Lula dá posse a Juscelino Filho (União Brasil) como ministro das Comunicações Imagem: Ricardo Stuckert

Colunista do UOL

05/03/2023 20h17

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Lula recebe nesta segunda-feira Juscelino Filho. Para permanecer no governo, disse o presidente na semana passada, o ministro dos cavalos e das Comunicações terá que "provar sua inocência". Neste domingo, véspera do teste de integridade, Juscelino recebeu a solidariedade dos líderes do seu partido, o União Brasil. Não podendo elevar a estatura do correligionário, dedicaram-se a rebaixar o partido de Lula.

Em nota conjunta, o deputado Elmar Nascimento e o senador Efraim Filho, líderes do União Brasil na Câmara e no Senado, utilizaram a presidente do PT como escada para chegar a Lula. Gleisi Hoffmann havia defendido que Juscelino deveria buscar a porta de saída do governo por conta própria, para não constranger Lula. Evocando o mensalão e o petrolão, dois espinhos nos pés do petismo, Elmar e Efraim cobraram coerência de Gleisi.

Escreveram que Gleisi prega o "direito de defesa" sempre que atitudes de petistas são contestadas. "E não faltaram acusações a membros do PT na história recente do país", enfatizaram. Quando critica os outros, Gleisi "prefere fazer prejulgamentos", acrescentaram os defensores de Juscelino. O prontuário do ministro é notável. Usou verba pública para levar asfalto à porteira de sua fazenda. Escondeu da Justiça Eleitoral uma fortuna em cavalos. Voou de FAB para participar de leilão de equinos de raça em São Paulo. Mordeu diárias do Tesouro.

Ao defender o ministro do cavalo cavalgando antigas culpas do PT, os líderes do União Brasil recordam a Lula que sabem o que o petismo fez nos verões passados. E suspeitam que haverá reincidência. "Será que a presidente Gleisi fará a mesma declaração [a favor do afastamento voluntário] caso um integrante do seu partido seja alvo de ataques?", perguntaram Elmar e Efraim.

Ainda não se sabe qual será a decisão de Lula sobre Juscelino. Mas está entendido que o PT acha que o União Brasil não vale nada. Para o União Brasil, o PT é que não presta. E não há na plateia quem ouse discutir com peritos no assunto.