Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Moraes para X: O óbvio é o óbvio

No universo da medicina, a teratologia é um ramo da genética que se dedica ao estudo das anomalias congênitas. No mundo do Direito, o termo é muito usado para identificar peças jurídicas que, por absurdas, tem uma aparência monstruosa.

Numa petição teratológica, a empresa X Brasil, braço do conglomerado multinacional de Elon Musk, sustentou junto ao Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira que não atua na operacionalização da rede social.

Numa interpretação monstruosa da legislação, os advogados da X Brasil tentaram obter do Supremo uma isenção prévia para o descumprimento de eventuais determinações judiciais.

Apenas a X Internacional, com sedes nos Estados Unidos e na Irlanda, estaria apta a responder por eventuais transgressões atribuídas à multinacional de comunicação. Com a rapidez de um raio, o ministro Alexandre de Moraes indeferiu a pretensão.

No seu despacho, Moraes anotou que o pedido "revela certo cinismo" e "beira a litigância de má-fé". Afirmou que a empresa "busca uma verdadeira cláusula de imunidade jurisdicional".

Moraes disse não haver dúvidas quanto à "plena e integral responsabilidade jurídica, civil e administrativa da X Brasil" e dos "seus representantes legais, inclusive no tocante a eventual responsabilidade penal, perante a Justiça brasileira."

Levando-se a aplicação da tese defendida pelos doutores da X Brasil às fronteiras do paroxismo, uma subsidiária de multinacional como a IBM, com sede nos Estados Unidos, poderia inundar o mercado brasileiro de computadores defeituosos e os consumidores não poderiam recorrer senão ao Judiciário norte-americano. Ou ao Papa.

Na prática, o que Moraes informou aos operadores de Elon Musk no Brasil, em linguagem rodriguiana, foi mais ou menos o seguinte: "Não se pode esbarrar no óbvio, tropeçar no óbvio e passar adiante sem se dar conta de que o óbvio é o óbvio."

Imaginar que a X Brasil pode monetizar o ódio e a mentira na sua rede social alheia às leis e à Constituição seria o mesmo que considerar que essa terra de palmeiras virou uma espécie de sucursal da Mãe Joana's House.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes