Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Lira e Pacheco vão ao almoço do Supremo sobre as emendas nus

Num almoço custeado pelo contribuinte, o Supremo discute com Legislativo e Executivo maneiras de atenuar a farra das emendas parlamentares. Presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira e Rodrigo Pacheco vão à mesa pelados. São sócios de uma colônia de nudismo cujas vergonhas estão expostas em inquéritos que correm nos escaninhos da Suprema Corte.

Notícia da Folha menciona a existência de 13 inquéritos, desmembrados de investigação conduzida por Cármen Lúcia. Há muitos outros. Virão outros tantos, pois Flávio Dino mandou esquadrinhar as emendas Pix. Alheio à própria nudez, Lira ainda engrossa a voz. Mas começa a se dar conta da inconveniência de brincar de corda sem desfazer certos nós.

Com uma emenda, Lira enviou kits de robótica superfaturados para escolas alagoanas. Monocraticamente, Gilmar Mendes empurrou o caso para a cova. Falta o plenário jogar terra em cima. Com outra emenda, o amigo Juscelino Filho asfaltou estrada nas cercanias de sua fazenda no Maranhão. Foi indiciado por corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa. O inquérito é relatado pelo maranhense Dino.

Flávio Dino sabia o que estava fazendo quando suspendeu a execução das emendas. No final de 2022, recém-eleito senador, declarou guerra ao orçamento secreto. Ex-governador, conhecia a aberração por dentro. Produziu "perda de qualidade no gasto público" e "crimes", dizia à época. Virou ministro da Justiça antes de esquentar a poltrona do Senado. Agora, joga o peso da toga na causa.

O Supremo talvez não precisasse montar uma mesa de almoço se já tivesse montado uma dúzia de patíbulos. O dinheiro do orçamento escorre pelo ladrão porque os ladrões continuam invadindo o Orçamento impunemente.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes