Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Lula perde oportunidade de dar exemplo com Juscelino Filho

Lula não perde oportunidade de perder oportunidades. Com Juscelino Filho, exagerou. Após desperdiçar quatro chances de livrar a administração pública de um suspeito de corrupção, Lula permitiu que o ministro das Comunicações pedisse para sair. O caso exigia demissão sumária.

Lula poderia ter vetado o nome de Juscelino quando recebeu a indicação do União Brasil. Teve nova chance quando o ministro cavou uma agenda em São Paulo como pretexto para voar em jato da FAB para um leilão de equinos. Perdeu outra oportunidade quando a Polícia Federal indiciou o auxiliar por desviar verbas do antigo orçamento secreto.

Nesta terça-feira, a Procuradoria-Geral da República formalizou no Supremo uma denúncia contra Juscelino. Acusa-o de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de organização criminosa. No ano passado, quando o ministro foi acusado pela PF, Lula afirmara que ele seria afastado caso o indiciamento virasse denúncia. Deixou que saísse a pedido. Um acinte.

A sobrevida de um ministro que nem deveria ter sido nomeado revelou que Lula não aprendeu que, com tantos erros novos por cometer, convém evitar erros antigos. Contemporizar com malfeitorias uma vez é negligência, duas vezes é reincidência, três vezes é inconveniência, quatro vezes é indecência.

Nos dois primeiros mandatos, Lula molhou o paletó para produzir escândalos como o mensalão e o petrolão. Na terceira gestão, incorporou escândalos que já chegaram prontos. As emendas do deputado Juscelino não o recomendavam para o ministério. Lula dizia que todos têm direito à presunção de inocência. Verdade. Mas já deveria ter notado que beira de cofre público não é melhor lugar para um ministro provar sua inocência autopresumida.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

6 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Wagner de Campos Junior

Ninguém dá o que não tem. Lula deixou de ser exemplo. 

Denunciar

Geraldo Pedro Leonardi

Quem é o lula para dar bons exemplos?

Denunciar

Leila Guimarães

E a compra de carteira escolar com superfaturamento de mais de um bilhão. Vão apurar ?

Denunciar