Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Bolsonaro disse para Marcola que haveria pena de morte quando fosse ditador
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
"No dia em que for ditador deste país vamos resolver esse problema [da criminalidade com a implementação da pena de morte]. Pode ter certeza disso aí. Democraticamente, não vamos resolver. É a mesma coisa de chover no molhado".
A frase foi dita pelo então deputado federal Jair Bolsonaro (PPB, agora no PL) ao preso Marco Willians Herbas Camacho, o Marcola, atualmente o líder do PCC (Primeiro Comando da Capital), em 21 de agosto de 2001, durante audiência da Comissão Especial de Combate à Violência na Câmara Federal.
Na época, o detento estava recolhido na Penitenciária da Papuda (DF) e foi intimado para prestar esclarecimentos sobre o crime organizado.
Bolsonaro estava se referindo à pena de morte. Ele diz para Marcola que se ela fosse implantada, muita gente não estaria na prisão, mas, sim, enterrada depois de devidamente eletrocutada. O então deputado acrescenta que o preso pensaria mais vezes antes de cometer um delito.
A conversa entre os dois ganhou destaque nas redes sociais após Bolsonaro dizer que foi o responsável pela remoção de Marcola para um presídio federal. A fala ocorreu durante o debate com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) organizado pelo UOL, em parceria com Folha, Band e TV Cultura, no último domingo.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) também já determinou que sites, além do próprio Bolsonaro, apagassem conteúdos que fizessem referência a uma interceptação da polícia que identificou Marcola falando sobre as eleições presidenciais.
No depoimento de Marcola, em 2001, o então deputado cita como exemplo o sequestro de Patrícia Abravanel, filha do empresário Sílvio Santos, dono do SBT. Bolsonaro afirma que não defende o comunicador por ser rico e acrescenta que "ninguém sequestra pobre nem estupra mulher feia".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.