Topo

Josmar Jozino

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Policial é morto em São Carlos ao negociar 10 kg de cocaína com traficante

Informante prestou depoimento na Delegacia Seccional de São Carlos - Reprodução/Google Maps
Informante prestou depoimento na Delegacia Seccional de São Carlos Imagem: Reprodução/Google Maps

Colunista do UOL

09/02/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Uma negociação de 10 kg de cocaína culminou na morte do policial civil Gabriel Jorge Thomé, 40, às 18h30 da última segunda-feira (6), em São Carlos (SP). Ele foi assassinado a tiros por traficantes de drogas. Os autores dos disparos e a mulher de um deles estão foragidos.

Segundo as investigações, Gabriel era agente policial, atuava em uma delegacia da zona norte paulistana e viajou para São Carlos em companhia de Wilian Pereira Lopes, 28, e de outros três homens identificados como Thor, Danilo e Roque. Eles também seriam policiais civis.

Wilian conseguiu escapar dos traficantes de drogas, mas acabou preso por policiais militares. Ele contou na Delegacia Seccional de São Carlos que era informante (ganso) de Gabriel e de outros policiais civis. E também confessou ter sido o negociador dos 10 kg de cocaína.

Condenado a 14 anos por tráfico de drogas e homicídio, Wilian disse em depoimento que ficou preso em uma penitenciária de Dourados (MS), onde se infiltrou com integrantes do PCC (Primeiro Comando da Capital) e saiu em liberdade no ano passado.

Ele contou que, após sair da prisão, voltou a revelar informações sobre a organização criminosa para os policiais civis que conhecia. Acrescentou que soube, em conversa recente com um preso de Campo Grande de prenome Lucas, que traficantes de drogas de São Carlos vendiam cocaína pura.

O informante afirmou que conhecia Gabriel havia cinco meses. No sábado (4) ele convidou o grupo a viajar até São Carlos para negociar a cocaína pura. Segundo Wilian, a resposta foi positiva e no dia 6, todos se encontraram às 10h30 em um posto de combustível perto do 73º DP (Jaçanã).

Segundo Wilian, antes de seguir para São Carlos, Gabriel telefonou para um delegado da Divisão de Capturas, o comunicou sobre a viagem e também o convidou para participar da empreitada. O interlocutor teria respondido que dessa vez não poderia ir.

Gabriel foi dirigindo o Volkswagen Cross Up. No banco do passageiro estava Wilian. Thor conduziu um Volkswagen Golf e em companhia dele estavam Danilo e Roque. De acordo com as declarações do informante, o grupo chegou a São Carlos por volta das 17h30.

Wilian e Gabriel seguiram para o endereço dos traficantes. Um dos donos da cocaína ligou para uma mulher e pediu para que trouxesse os 10 kg de cocaína. Poucos minutos depois, ela chegou em um Hyundai HB20 com a encomenda em uma sacola.

Traficante desconfiou de policial, diz informante

Os traficantes logo desconfiaram de Wilian. Isso porque ele alegou que não tinha dinheiro e apenas queria ver a cocaína. Gabriel desceu do carro e sacou a arma. Os criminosos também estavam armados. Houve troca de tiros e o agente policial levou a pior.

O informante correu por uma rua de terra, mas acabou detido por PMs. O trio que estava no Golf fugiu. Segundo a Polícia Civil, os traficantes de drogas foram identificados como Luiz Alberto Guimarães de Souza, 28, e Pablo Stevan Carvalho de Souza, 24.

Policiais da Delegacia Seccional de São Carlos apuraram que ambos têm antecedentes criminais. A mulher foi identificada como Fabiana Delbuque, 31. Nos endereços dos foragidos foram apreendidos uma pistola 9mm, um revólver calibre 357 e porções de maconha e crack.

A Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo foi comunicada sobre o episódio e tenta identificar Thor, Danilo e Roque. Além disso, apura se o delegado da Divisão de Capturas contatado por Gabriel teve ou não envolvimento na negociação da cocaína.

A reportagem não conseguiu contato com os advogados do agente policial Gabriel, do informante Wilian nem dos três foragidos acusados por tráfico de drogas, mas publicará a versão dos defensores de todos eles, caso haja um posicionamento.