Topo

Josmar Jozino

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Amigos usaram crianças em assalto em São Bernardo (SP), diz polícia

Colunista do UOL

01/07/2023 12h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O motorista de aplicativo Lucas Rodrigues do Nascimento, 23, e o repositor Guilherme Moura da Silva, 18, foram presos acusados de usar duas crianças em uma tentativa de assalto em São Bernardo do Campo, na região metropolitana de São Paulo, no último dia 20.

A vítima é uma mulher de 56 anos. Eram 9h15. Ela havia acabo de estacionar o veículo na frente da empresa onde trabalha, no bairro do Taboão, quando um Renault Sandero com quatro ocupantes parou um pouco à frente do veículo dela.

Duas crianças desceram do Sandero, se aproximaram da mulher e disseram: "perdeu, perdeu, solta a bolsa. É um assalto". Um adulto também saiu do veículo ocupado pelas crianças e ficou observando a ação. A vítima reagiu e segurou com força os seus pertences.

Os menores desistiram da ação e, assim como o adulto, entram no Sandero, onde um motorista os aguardava com o motor do carro ligado e fugiram. Câmeras de segurança da rua registraram a tentativa de roubo. As imagens foram divulgadas pelo Brasil Urgente, da Band.

Ouvida pela reportagem neste sábado (1º), a vítima, ainda assustada, contou que as duas crianças devem ter entre nove e 11 anos de idade no máximo.

Trabalho há 15 anos [na mesma empresa] e nunca vi nada parecido. Pensei que fossem dois filhos de colegas de trabalho que vinham correndo em minha direção para me abraçar. Jamais imaginei que poderia ser um assalto
Vítima

Policiais civis conseguiram levantar a placa do Renault Sandero e todos os dados da proprietária do veículo, inclusive o endereço. Os agentes apuraram que no dia do crime, quem estava ao volante do automóvel era Lucas, o motorista de aplicativo.

As investigações apontaram que ele usou o carro da mãe dele para praticar o crime. Lucas foi preso no último dia 23 e levado para o 7º DP de São Bernardo do Campo. Segundo o delegado Gilberto Negrão, o motorista confessou com detalhes a participação na tentativa de assalto e deu o nome de Guilherme com sendo o outro adulto que participou do crime.

A reportagem tentou contato telefônico com o advogado de Lucas e Guilherme, mas não conseguiu falar com ele. A versão do defensor dos acusados será publicada na íntegra assim que houver uma manifestação.

Lucas e Guilherme são suspeitos de usar crianças em tentativa de assalto em São Bernardo do Campo - Divulgação - Divulgação
Lucas e Guilherme são suspeitos de usar crianças em tentativa de assalto
Imagem: Divulgação

Lucas assinou o depoimento. No documento consta que ele foi com o carro até uma praça em Diadema, cidade vizinha, onde encontrou o amigo Guilherme. Ambos resolveram praticar um assalto e circularam pelo município, mas não encontraram nenhuma vítima, disse em seu depoimento.

O motorista acrescentou que de lá eles seguiram para o Taboão, em São Bernardo, para buscar os dois menores. Os quatro ficaram andando de carro pelo bairro, quando avistaram a vítima, sozinha, estacionando o automóvel dela. Lucas disse que nenhum deles estava armado.

Crianças não foram localizadas

Lucas revelou à polícia o endereço no qual os menores poderiam ser localizados. O repositor também acabou preso no último dia 23 e alegou que foi convidado por Lucas apenas para dar um "rolê" e não para cometer crime.

Investigadores foram ao endereço fornecido por Lucas, mas não conseguiram encontrar as crianças. Um adolescente estava na residência e atendeu os policiais civis. Ele contou que a mãe dele estava trabalhando e que ela havia dado abrigo aos menores, mas não tinha mais notícias deles.

O MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) denunciou Lucas e Guilherme pelos crimes de roubo e corrupção de menores. A 5ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo converteu a prisão temporária de ambos em preventiva.