Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Presidente do TJ de MG é novo nome levado a Bolsonaro por vaga no STF

O presidente do TJ-MG, Gilson Lemes  - Divulgação/TJ-MG
O presidente do TJ-MG, Gilson Lemes Imagem: Divulgação/TJ-MG

Colunista do UOL

31/05/2021 19h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A vaga que vai abrir a partir de julho no Supremo Tribunal Federal, com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello, ganhou nos bastidores um novo candidato: o desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

O nome foi levado a Bolsonaro por interlocutores do presidente nos últimos meses. Questionado pela coluna sobre estar cotado, o desembargador disse que "isso é um sonho de todo magistrado de carreira, tenho 29 anos de magistratura e sempre estudei e me dediquei muito, buscando atender com efetividade aos jurisdicionados". Lemes afirmou ainda que "chegar ao STF é uma benção de Deus, que, neste momento, está nas mãos do nosso presidente Bolsonaro".

A coluna perguntou a Lemes se ele é evangélico ou católico e o desembargador respondeu: "Terrivelmente cristão. Conservador". O desembargador criou uma conta pessoal no Instagram há cerca de dois meses. A primeira postagem foi em 2 de abril deste ano. No perfil, foram postadas várias fotos de eventos com o desembargador e também algumas mensagens com citações a trechos da Bíblia.

Visitas

Eduardo - Divulgação/TJ-MG - Divulgação/TJ-MG
O desembargador Gilson Lemes e o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP)
Imagem: Divulgação/TJ-MG

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, esteve em Belo Horizonte, no dia 26 de fevereiro deste ano. O tribunal registrou fotos da visita e informou que os dois e um grupo de parlamentares discutiram "assuntos institucionais referentes aos Poderes Legislativo e Judiciário" durante um café da manhã.

Uma semana depois, no dia 2 de março, o desembargador Lemes se encontrou com o próprio presidente Jair Bolsonaro durante um almoço com um grupo de deputados mineiros e o governador de MG, Romeu Zema (Novo), no Palácio do Planalto.

O compromisso foi registrado na agenda do presidente apenas como um almoço com o deputado Fábio Ramalho (MDB-MG). Os demais nomes não foram incluídos na agenda. Na ocasião, os dois também foram fotografados juntos.

Gilson Soares Lemes é formado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia, em 1990. Depois, foi promotor de Justiça de 1992 até 1997, quando ingressou na magistratura. É desembargador desde 2016 e tornou-se presidente do TJ-MG em julho do ano passado.

No último fim de semana, ele participou do "Maio Laranja: para que crianças tenham vida em plenitude", evento promovido pelo Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais. No evento, estavam ainda a ministra da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, e o ministro André Mendonça, da Advocacia-Geral da União.

Até o momento, os candidatos mais cotados eram justamente Mendonça e o presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Humberto Martins. No entanto, o ministro da AGU, perdeu força junto aos bolsonaristas nos últimos tempos. No círculo próximo do presidente, avalia-se que ele pode se distanciar demais após a nomeação.

Já Humberto Martins perdeu força por sua proximidade com o senador Renan Calheiros (MDB-AL). O senador entrou em conflito com Bolsonaro. Como relator da CPI da pandemia, Calheiros se tornou um forte crítico do governo.