Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De olho na eleição em 2022, Lula e Mandetta viajam pelo Nordeste em agosto

Lula e Mandetta viajam por estados nordestinos ao longo de agosto - UOL
Lula e Mandetta viajam por estados nordestinos ao longo de agosto Imagem: UOL

Colunista do UOL

25/07/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O cobiçado eleitorado nordestino vai receber, ao longo do mês de agosto, visitas de dois possíveis candidatos na eleição de 2022. Há alguns meses, o ex-presidente Lula (PT-SP) planeja uma viagem por cinco estados da região. E quem também está marcando compromissos por lá, para o mesmo mês, é o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

O ex-presidente Lula pretende visitar cinco estados do Nordeste. O petista deve iniciar o giro por Pernambuco e pretende visitar ainda Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. As datas ainda estão sendo definidas, mas a coluna apurou que a visita deve começar no segundo ou terceiro domingo de agosto.

Para evitar aglomerações, o PT está organizando apenas reuniões pequenas. Não está previsto nenhum evento aberto ao público. O objetivo é a retomada de contatos visando a construção de alianças para a eleição de 2022.

As visitas de Mandetta no Nordeste devem iniciar pela Bahia. Além de Salvador, ele pode ir à Feira de Santana e outras cidades no interior. O ex-ministro da Saúde também deve incluir no roteiro uma visita a Recife, Pernambuco, e também planeja ir à Paraíba.

Interlocutores do ex-ministro contam que ele deve fazer agendas com representantes de diferentes áreas, mas deve ter mais compromissos com integrantes do setor da Saúde. Mandetta tem dito a interlocutores que ainda não definiu se será candidato e participa de discussões sobre o Brasil para a construção de um projeto de governo.

Segundo pessoas próximas, ele mantém conversas sobre a construção da chamada terceira via, especialmente, com o ex-juiz Sergio Moro. Mandetta, porém, também conversa com o pedetista Ciro Gomes, e com o governador de São Paulo, João Doria.

Apesar da dúvida se será candidato, Mandetta segue se movimentando e também tem viajado constantemente a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre uma viagem e outra, assessores contam que ele tem lido a Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade.