PUBLICIDADE
Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

De olho na eleição em 2022, Lula e Mandetta viajam pelo Nordeste em agosto

Lula e Mandetta viajam por estados nordestinos ao longo de agosto - UOL
Lula e Mandetta viajam por estados nordestinos ao longo de agosto Imagem: UOL
Juliana Dal Piva

Juliana Dal Piva é formada pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui mestrado pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas. Trabalhou nos jornais O Dia, Folha de S. Paulo, O Estado de S. Paulo, O Globo e revista Época. Obteve oito premiações de jornalismo. Entre elas, o Prêmio Líbero Badaró de jornalismo impresso em 2014 e também foi menção honrosa do Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. Em 2019, recebeu ainda o Prêmio Relatoría para la Libertad de Expresión (RELE) da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA, pelo trabalho "Em 28 anos, clã Bolsonaro nomeou 102 pessoas com laços familiares".

Colunista do UOL

25/07/2021 04h00

O cobiçado eleitorado nordestino vai receber, ao longo do mês de agosto, visitas de dois possíveis candidatos na eleição de 2022. Há alguns meses, o ex-presidente Lula (PT-SP) planeja uma viagem por cinco estados da região. E quem também está marcando compromissos por lá, para o mesmo mês, é o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS).

O ex-presidente Lula pretende visitar cinco estados do Nordeste. O petista deve iniciar o giro por Pernambuco e pretende visitar ainda Bahia, Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. As datas ainda estão sendo definidas, mas a coluna apurou que a visita deve começar no segundo ou terceiro domingo de agosto.

Para evitar aglomerações, o PT está organizando apenas reuniões pequenas. Não está previsto nenhum evento aberto ao público. O objetivo é a retomada de contatos visando a construção de alianças para a eleição de 2022.

As visitas de Mandetta no Nordeste devem iniciar pela Bahia. Além de Salvador, ele pode ir à Feira de Santana e outras cidades no interior. O ex-ministro da Saúde também deve incluir no roteiro uma visita a Recife, Pernambuco, e também planeja ir à Paraíba.

Interlocutores do ex-ministro contam que ele deve fazer agendas com representantes de diferentes áreas, mas deve ter mais compromissos com integrantes do setor da Saúde. Mandetta tem dito a interlocutores que ainda não definiu se será candidato e participa de discussões sobre o Brasil para a construção de um projeto de governo.

Segundo pessoas próximas, ele mantém conversas sobre a construção da chamada terceira via, especialmente, com o ex-juiz Sergio Moro. Mandetta, porém, também conversa com o pedetista Ciro Gomes, e com o governador de São Paulo, João Doria.

Apesar da dúvida se será candidato, Mandetta segue se movimentando e também tem viajado constantemente a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Entre uma viagem e outra, assessores contam que ele tem lido a Antologia Poética de Carlos Drummond de Andrade.