Topo

Juliana Dal Piva

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Em campanha, segunda mulher de Bolsonaro testa positivo para covid

Ana Cristina do Valle, em foto publicada no próprio Instagram - Reprodução/Instagram
Ana Cristina do Valle, em foto publicada no próprio Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Colunista do UOL

21/06/2022 08h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A advogada Ana Cristina Valle, segunda mulher do presidente Jair Bolsonaro, testou positivo para a covid nos últimos dias. Ela está em pré-campanha para uma vaga a deputada distrital no DF (Distrito Federal) pelo PP (Progressistas).

Atualmente, ela mora em Brasília, para onde transferiu seu domicílio eleitoral. Ela é assessora da deputada federal Celina Leão (PP-DF) e as duas devem fazer uma dobradinha na campanha. Cristina como distrital e Celina na reeleição à Câmara dos Deputados. A deputada contou que ela se recupera bem da doença e outras pessoas do gabinete também contraíram covid nos últimos dias.

A coluna apurou, porém, que ela não fez a dose de reforço da vacina. Tomou apenas duas doses do imunizante contra a covid.

Cristina, como é mais conhecida, é investigada junto com o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ), por prática de rachadinha e nomeação de funcionários fantasmas no tempo em que foi chefe de gabinete do ex-enteado (2001 a 2008). No ano passado, o MP do Rio quebrou o sigilo bancário dela, de Carlos e outros investigados no caso. Não é a primeira tentativa de Cristina na política. Em 2018, ela foi candidata a deputada federal pelo Podemos. Fez 4.555 votos e não conseguiu uma cadeira.

Cristina disse à coluna no ano passado que pretendia voltar à política depois de décadas atuando como assessora parlamentar. No fim de janeiro de 2021, ela contou sobre a mudança para a capital federal. "O filho pede help e a mãe atende", justificou, por telefone. "Vou advogar. Não vou montar um escritório, mas o que aparecer eu vou pegar. E vou ajudar no camarote 311, o negócio que ele abriu. Vou administrar, empresariar, o que for necessário. Sou pau para toda obra", contou ela, em tom de anúncio.