Topo

Kennedy Alencar

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Lula prepara pacote de crédito 'anti-Banco Central'

Colunista do UOL

06/04/2023 20h28

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a taxa de juros em 13,75%, o presidente Lula (PT) prepara um pacote de crédito envolvendo BNDES e a TLP (Taxa de Longo Prazo), para ter uma alternativa ao Banco Central, segundo o colunista do UOL Kennedy Alencar.

A notícia mesmo é quando ele fala que vai se dedicar a um pacote de crédito usando o banco público. Ele deixa muito claro que, com essa taxa de juros nesse patamar, não dá (...) Essa é outra briga, porque na ata do Copom tem um alerta do Banco Central: se vocês fizerem gastos para estatais, a gente pode aumentar os juros. É um recado para o BNDES não mexer na taxa de longo prazo".

Mais desgastes: De acordo com Kennedy, Lula deve usar a "mesma receita de 2008" quando voltar da viagem da China, prevista para acontecer na semana que vem.

Lula vai voltar da China e ele vai tentar usar a mesma receita de 2008. Ele vai [tentar baixar a taxa da TLP]. Está na mesa, estão estudando e Mercadante que está lá, ele quer estimular alguns setores. Claramente vai entrar na agenda do Lula a TLP do BNDES, Banco do Brasil e Banco do Nordeste. Em 2008, ele fez isso também".

TLP: O BNDES tem uma taxa de juros chamada TLP, e a inflação com mais 6,05% ao ano, que é dois pontos percentuais abaixo da taxa Selic. O Lula quer baixar essa taxa".

O que Lula disse em conversa com jornalistas:

Em encontro com jornalistas, Lula afirmou que a pauta econômica já se tornará o centro do governo após a viagem à China, na próxima semana.

O presidente listou uma série de coisas que pretende discutir com seus ministros políticos e agentes econômicos, como política de crédito e aprovação do arcabouço fiscal e da reforma tributária.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: