Topo

Kennedy Alencar

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Enfraquecimento de Lira é boa notícia para Planalto

Colunista do UOL

28/06/2023 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Sem querer criar intriga com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), o Planalto vê com bons olhos o enfraquecimento do chefe da Casa após as operações da Polícia Federal.

O Palácio do Planalto sabe que Arthur Lira é uma figura muito importante e não querem briga com ele. No entanto, o enfraquecimento do Arthur Lira, e no que a gente está vendo por essas revelações, é um enfraquecimento claro dele. [...] O que a Polícia Federal reuniu, até agora, é um conjunto de evidências que apontam que o presidente da Câmara é suspeito de estar metido em um esquema de corrupção. Isso é grave, não é pouca coisa".

Comparando com o ex-deputado e presidente da Câmara Eduardo Cunha, Lira exerce o poder no "porrete" e "acua" o governo.

O poder que ele tem é reflexo de um grupo ali dentro, não é só dele. Não é porque ele é poderoso por si próprio.

Esse é um risco: à medida que ele se enfraquece e se contamina, esse grupo vê um problema. A sucessão dele já começou a ser discutida, mesmo faltando um ano e meio.

O governo considera o enfraquecimento como positivo, já que diminui a pressão política.

Se a economia melhora e a popularidade do Lula melhora, isso em um jogo de pressão com o Congresso, dá mais força para o presidente resistir. [...] Se a força do presidente da Câmara piora, isso ajuda o governo. Para o Planalto, é uma boa notícia o enfraquecimento de Arthur Lira.

Não há risco de repetir com Lula o que aconteceu com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT), já que a Lava Jato estava forte e o governo enfraquecido.

A Dilma estava enfraquecida, a Lava Jato forte e tinha problema econômico. O Lula não está nessa situação, muito pelo contrário.

***

O Análise da Notícia vai ao ar às terças, quartas e quintas, às 19h.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa: