Lula vai lançar pacote de educação da 1ª infância priorizando mulheres
No Análise da Notícia desta quarta (19), o colunista Kennedy Alencar antecipou que o presidente Lula (PT) vai lançar até o final de julho um pacote de educação integrada para primeira infância, priorizando as mulheres.
O nome do pacote, que deve ser lançado por decreto —provavelmente até o final de julho, mais tardar no começo de agosto—, será Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. A ideia é criar, no modo que já existe para o SUS, um sistema único de informação sobre a primeira infância, para as crianças de 0 a 6 anos. Aí você articula com vários ministérios —claro que a prioridade é o Ministério da Educação.
Vai ser definido ali o que eles chamam de uma governança intersetorial, que vai ser justamente esse arcabouço legal para criar o que eles chamam de Sistema de Informação Integrado da Primeira Infância. Saúde, assistência social, educação, proteção e justiça, direitos humanos e cultura, todos esses ministérios vão estar envolvidos nesse pacote educacional.
Kennedy ressaltou que a prioridade será atender mulheres, principais eleitoras do presidente Lula.
O Lula é um presidente que tem uma preocupação com políticas públicas para mulheres, isso é uma tradição de programas públicos do PT. As mulheres foram grandes eleitoras do Lula no primeiro e no segundo mandato, sobretudo em 2022, para derrotar o Bolsonaro. Até porque as mulheres —como a gente viu aí no PL do estupro, são o primeiro alvo— são as mais vulneráveis aos ataques da extrema direita, junto com a democracia, são as mulheres, as crianças, os pretos, os pobres.
Então o Lula pediu para o Camilo Santana organizar isso, lançou para dentro do Conselhão, para trazer a sociedade civil para divulgação. Me parece que é uma coisa muito bacana, é um negócio que foi bastante amadurecido, não é um negócio que o Camilo Santana e o Lula estão tirando do bolso do colete, é algo que foi amadurecido ao longo desse um ano, um ano e meio, está afunilando e deve ser lançado pelo Lula até o final do mês. E é uma coisa importante, porque atende a um grupo que tem uma participação importante inclusive na defesa da democracia brasileira. Kennedy Alencar, colunista do UOL.
O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja abaixo o programa na íntegra:
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.