Conteúdo publicado há 28 dias
Kennedy Alencar

Kennedy Alencar

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Lula vai lançar pacote de educação da 1ª infância priorizando mulheres

No Análise da Notícia desta quarta (19), o colunista Kennedy Alencar antecipou que o presidente Lula (PT) vai lançar até o final de julho um pacote de educação integrada para primeira infância, priorizando as mulheres.

O nome do pacote, que deve ser lançado por decreto —provavelmente até o final de julho, mais tardar no começo de agosto—, será Política Nacional Integrada para a Primeira Infância. A ideia é criar, no modo que já existe para o SUS, um sistema único de informação sobre a primeira infância, para as crianças de 0 a 6 anos. Aí você articula com vários ministérios —claro que a prioridade é o Ministério da Educação.

Vai ser definido ali o que eles chamam de uma governança intersetorial, que vai ser justamente esse arcabouço legal para criar o que eles chamam de Sistema de Informação Integrado da Primeira Infância. Saúde, assistência social, educação, proteção e justiça, direitos humanos e cultura, todos esses ministérios vão estar envolvidos nesse pacote educacional.

Kennedy ressaltou que a prioridade será atender mulheres, principais eleitoras do presidente Lula.

O Lula é um presidente que tem uma preocupação com políticas públicas para mulheres, isso é uma tradição de programas públicos do PT. As mulheres foram grandes eleitoras do Lula no primeiro e no segundo mandato, sobretudo em 2022, para derrotar o Bolsonaro. Até porque as mulheres —como a gente viu aí no PL do estupro, são o primeiro alvo— são as mais vulneráveis aos ataques da extrema direita, junto com a democracia, são as mulheres, as crianças, os pretos, os pobres.

Então o Lula pediu para o Camilo Santana organizar isso, lançou para dentro do Conselhão, para trazer a sociedade civil para divulgação. Me parece que é uma coisa muito bacana, é um negócio que foi bastante amadurecido, não é um negócio que o Camilo Santana e o Lula estão tirando do bolso do colete, é algo que foi amadurecido ao longo desse um ano, um ano e meio, está afunilando e deve ser lançado pelo Lula até o final do mês. E é uma coisa importante, porque atende a um grupo que tem uma participação importante inclusive na defesa da democracia brasileira. Kennedy Alencar, colunista do UOL.

O Análise da Notícia vai ao ar às terças e quartas, às 13h e às 14h30.

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja abaixo o programa na íntegra:

Continua após a publicidade

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

Deixe seu comentário

Só para assinantes