Topo

Leonardo Sakamoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Tarcísio nomeia seu cunhado e o cunhado de Bolsonaro para cargos em SP

Tarcísio Gomes de Freitas ao lado de Jair Bolsonaro - Alan Santos/PR
Tarcísio Gomes de Freitas ao lado de Jair Bolsonaro Imagem: Alan Santos/PR

Colunista do UOL

11/01/2023 13h27Atualizada em 12/01/2023 07h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O governador de São Paulo Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos) nomeou o seu cunhado Maurício Pozzobon Martins para o cargo de "assessor especial do governador II", de acordo com a edição desta quarta (11) do Diário Oficial do Estado.

Na mesma edição, ele também nomeou Diego Torres Dourado, irmão da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro, para o cargo de "assessor especial do governador I".

A coluna solicitou quais os critérios adotados para selecionar os dois profissionais, mas o governo paulista afirmou que não comentará as nomeações.

Tarcísio já havia contratado o cunhado, para serviços de administração financeira de sua campanha eleitoral no ano passado. Militar da reserva, ele também trabalhou na Infraero, órgão subordinado ao Ministério da Infraestrutura, comandado pelo atual governador.

É de Martins que Tarcísio alugou um apartamento em São José dos Campos (SP) que permitiu que ele comprovasse a mudança de domicílio eleitoral. Tarcísio morava em Brasília até que foi indicado por Jair Bolsonaro para disputar o Palácio dos Bandeirantes.

De acordo com reportagem de Carlos Petrocilo e Artur Rodrigues, da Folha de S.Paulo, o contrato de locação foi num valor quase seis vezes menor do que outros imóveis semelhantes no município.

Especialistas ouvidos pela coluna, a maioria das decisões judiciais sobre esse tipo de situação tem considerado nepotismo a nomeação de um cunhado para um cargo de assessoramento direto. E, por conta disso, o ato pode ser desfeito pelo Poder Judiciário ou pela própria administração pública.

Já o cunhado de Jair Bolsonaro (PL), Diego Torres Dourado, é do círculo de pessoas próximas à ex-primeira dama. Tendo atuado como soldado da Força Aérea, ele já foi assistente técnico do Ministério da Defesa. Foi nomeado, em março de 2021, como assistente parlamentar do Senado Federal.

Dourado apoiou a campanha de Tarcísio ao governo, mas sem ocupar cargo.