Topo

Leonardo Sakamoto

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

União quer tirar Freixo da Embratur e fechar pacote completo no Turismo

Marcelo Freixo e Lula - Ricardo Stuckert, Instituto Lula
Marcelo Freixo e Lula Imagem: Ricardo Stuckert, Instituto Lula

Colunista do UOL

06/07/2023 18h32Atualizada em 06/07/2023 20h11

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O União Brasil pressiona para que a Embratur seja entregue ao partido quando Celso Sabino (União-PA) assumir o Ministério do Turismo no lugar de Daniela Carneiro (União-RJ). Isso desalojaria o presidente da entidade, o ex-deputado federal Marcelo Freixo (PT). Lula, contudo, não quer a troca, pois avalia que a área vem dando bons resultados.

A Embratur, agência de promoção do turismo brasileiro, não distribui emendas como um ministério, mas conta com cargos que podem saciar a fome de políticos.

Daniela Carneiro deixaria sua carta de demissão com o presidente da República, nesta quinta (6), mas o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência afirmou que ela ficaria, pelo menos, até a semana que vem.

Com a ameaça de um motim do partido na votação da Reforma Tributária, Alexandre Padilha, ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, confirmou que Sabino assumirá o cargo em data a ser acertada amanhã.

O União Brasil reivindica a área de Turismo com a "porteira fechada", ou seja, com tudo incluído. A coluna apurou que a pressão sobre o governo está enorme para que isso aconteça, inclusive com ameaça de votar contra os interesses de Lula na Câmara.

O petista avalia como bastante positivo o trabalho realizado por Freixo no comando da Embratur, além de ter uma boa relação com o ex-deputado, que foi seu candidato na disputa ao governo do Rio em 2022. Isso sem contar que Lula não decide quando colocado contra a parede.

O pedido de porteira fechada é crucial porque pode afetar outras pastas. O Ministério das Comunicações, chefiado por Juscelino Filho, do União Brasil, quer os Correios - que está sob comando de Fabiano Silva, nome de confiança do PT.

A Embratur não tem o histórico de ser entregue necessariamente de forma casada. De 2011 a 2014, a agência era comandada pelo hoje ministro da Justiça, Flávio Dino, na época no PC do B, enquanto o Ministério do Turismo estava sob o comando de Gastão Vieira, aliado da família Sarney naquele momento, adversária de Dino no Maranhão.

Enquanto o Brasil recebeu 6,4 milhões de turistas estrangeiros em 2019, a Franca registrou 89,4 milhões, a Espanha, 83,5 milhões, os Estados Unidos, 79,3 milhões, China, 65,7 milhões, Itália, 64,5 milhões, Turquia, 51,2 milhões, México, 45 milhões. O país fica longe dos países que mais fazem turismo? Nossa vizinha Argentina recebeu 7,4 milhões.

O Brasil era responsável por apenas 2,9% do fluxo global de turistas e mísero 1,8% da receita do turismo internacional, ou seja, antes do baque trazido pela pandemia de covid, segundo dados das Nações Unidas.

Apesar disso, a disputa entre o grupo da atual ministra Daniela Carneiro e o do deputado Celso Sabino não se deu em cima do projeto que cada um tem para impulsionar o número de turistas circulando pelo Brasil.

A bancada do União Brasil na Câmara defende que Sabino, que tem o apoio do presidente da casa, Arthur Lira, representará de fato os parlamentares do partido na Esplanada dos Ministérios, enquanto Carneiro seria cota pessoal de Lula. Ela e seu marido, Waguinho, prefeito de Belford Roxo, apoiaram Lula na eleição presidencial - uma exceção em uma Baixada Fluminense em que o bolsonarismo é forte.