Letícia Casado

Letícia Casado

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Projeto de reciprocidade supre vácuo na legislação, diz Renan

O projeto de lei que impõe a reciprocidade de regras ambiental e comercial nas relações do Brasil com outros países supre um vácuo na legislação brasileira, diz o senador Renan Calheiros (MDB-AL). Ele é o presidente da CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) do Senado, onde a proposta foi aprovada nesta manhã.

"Precisamos ter mecanismos de reciprocidade. Se serão usados ou não, não sabemos, depende do governo. Do nosso ponto de vista, temos que suprir esse vazio", disse ele à coluna.

A aprovação do projeto Congresso fortalece eventuais medidas de reciprocidade que o governo Lula decida aplicar como resposta aos Estados Unidos. Em síntese, a proposta permite retaliação comercial do Brasil a outros países ou blocos econômicos.

O presidente americano Donald Trump promete impor a partir de amanhã um aumento de tarifas a importação de diversos países. Os Estados Unidos já aumentaram a tarifa sobre aço e alumínio do Brasil.

A equipe de Lula tem tentado, sem sucesso, negociar o tarifaço com os americanos.

"Todos os dias nos deparamos com ameaças do trumpismo", diz Renan Calheiros.

O projeto ainda vai ser analisado pela Câmara.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.