Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ao contrário do TSE, Toffoli acerta em discurso sobre as urnas

Colunista do UOL

19/08/2022 20h10

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL de hoje, falei sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, que, em evento com empresários, fez uma defesa enfática das urnas eletrônicas. Ele reafirmou a importância do sistema de votação brasileiro e descartou a possibilidade de golpe no País.

Toffoli disse que as urnas são confiáveis e que a discussão em torno delas é uma "perda de tempo".

"A gente tem que virar a página, a urna é segura. Todos os parlamentares aqui foram eleitos pela urna eletrônica. Não podemos criar impasses. Se ficarmos nesse impasse da urna, vamos ficar alimentando ódios desnecessários", afirmou.

Com a declaração, o ministro mostra que, diferentemente do Tribunal Superior Eleitoral, optou pela postura correta na defesa do sistema de votação brasileiro.

O TSE ainda insiste em seguir o caminho desastroso de que as urnas eletrônicas são inquestionáveis, alimentando as absurdas teorias bolsonaristas, que se propagam pelas redes sociais. Precisa aprender que as urnas são confiáveis exatamente pelo contrário: porque podem ser questionadas.

Na Live UOL de hoje, falamos também sobre a cassação do vereador Gabriel Monteiro (PL), investigado por estupro e assédios moral e sexual; sobre o lado psicólogo do ex-presidente Lula (PT) e sobre Bolsonaro que disse ser "o melhor marido do mundo".

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.