Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

É preocupante que Lula diga o que diz e tenha o apoio da imprensa

Colunista do UOL

23/08/2022 19h53

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL de hoje (23), falei sobre o tratamento desrespeitoso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para com a ex-secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, na época em que ele esteve no governo.

Durante evento de lançamento do livro de fotos "O Brasil no Mundo: 8 anos de governo Lula", em São Paulo, o petista relembrou histórias da diplomacia brasileira durante seus dois mandatos. Entre elas, um episódio envolvendo o ex-presidente norte-americano George Bush e o venezuelano Hugo Chávez.

Lula contou que pediu a Bush para impedir que artigos contra Chávez fossem publicados pela imprensa americana.

"Eu falei: 'ô Bush eu tô te ligando porque eu acabei de receber um telefonema do Chávez. E o Chávez me disse que está cansado da Condoleezza escrever artigo contra ele no Miami Herald. Você quer que a Venezuela pare de te encher o saco? Você quer que a Venezuela pare de fazer passeata contra você? Porra, manda a Condoleezza parar de escrever contra o Chávez, porra", disse.

Com a fala, o ex-presidente —que apesar de uma aberração como essa, tem o apoio da imprensa— manda um recado para as feministas: para ele e determinados setores da velha política, não importa quem você seja. Você é, e sempre será, apenas uma mulher.

Na Live UOL de hoje, falamos também sobre Jair Bolsonaro (PL), que comparou a entrevista concedida ao Jornal Nacional (TV Globo) à Inquisição e sobre a discussão entre Ciro Gomes (PDT) e Flávio Rocha, dono da Riachuelo, em evento com empresários do setor do varejo.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.