Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Ação de bolsonaristas no funeral da rainha mostra que viramos hooligans

Colunista do UOL

19/09/2022 20h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta segunda (19), falei sobre o comportamento vergonhoso de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Londres.

Em uma confusão em frente à residência do embaixador brasileiro, bolsonaristas cercaram e hostilizaram um cidadão britânico depois que ele pediu respeito ao grupo. "Vocês estão na Inglaterra, demonstrem algum respeito, é o dia do funeral da rainha", disse o homem após os apoiadores de Bolsonaro questionarem o que ele fazia ali e mandá-lo calar a boca.

Depois de ouvir gritos de 'Bolsonaro presidente 2022', 'Mito' e 'Globo Lixo', o aposentado, de 61 anos, pediu para que o grupo respeitasse a ocasião. "Isso está muito errado, é desrespeitoso com a rainha. O seu presidente não deve estar feliz com o seu comportamento", disse, em inglês.

Apesar de muitos não se reconhecerem no grupo, isso é o que representa o Brasil atualmente. Adultos infantilizados, enlouquecidos em nome de uma posição política. Brasileiros que conseguiram substituir a imagem de queridinhos do futebol pela de hoolingans, torcedores conhecidos pelos episódios de selvageria e violência nos estádios. O termo ficou bastante associado a torcedores ingleses.

Na Live UOL, falamos também sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que comentou a ida de Bolsonaro ao funeral da rainha; e sobre os oito ex-candidatos à Presidência que demonstraram apoio ao petista.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.