Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Bolsonaro quer gerar sensação de que eleição será roubada

Colunista do UOL

27/09/2022 20h02

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta terça (27), falei sobre o discurso obsessivo do presidente Jair Bolsonaro (PL) de que vai ganhar a eleição no primeiro turno.

Como tem feito nos eventos de campanha dos últimos dias, o presidente voltou a ignorar sua desvantagem, apontada pelas principais pesquisas —que colocam o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na disputa eleitoral— e afirmou que vai vencer no primeiro turno.

"Nós não queremos um ladrão chefiando o governo federal. Nós acreditamos no povo brasileiro, que no próximo dia dois de outubro vai eleger Jair Bolsonaro no primeiro turno", disse, durante comício em Juazeiro (BA), antes de ouvir um coro de apoiadores gritando "mito".

Pesquisa Ipec divulgada na segunda (26) mostra o petista com 52% dos votos válidos no primeiro turno contra 34% do presidente.

As declarações de Bolsonaro, que chegaram ao limite do absurdo, têm sido replicadas nas redes sociais por ministros, parlamentares e influenciadores ligados ao bolsonarismo e passado por baixo do radar da imprensa, que deveria dar mais atenção ao assunto.

O discurso do presidente tem crescido de forma preocupante e, com a incitação de seus seguidores, pode gerar a falsa sensação de que a eleição foi roubada.

Na Live UOL, falamos também sobre a resposta do ex-presidente Lula ao manifesto de Ciro Gomes (PDT); e sobre a declaração do presidente de que "não tem nada a ver" com o pagamento em dinheiro vivo dos imóveis adquiridos por sua família, como revelado em reportagem do UOL.

Ao lado de Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 17h às 18h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.