Topo

Madeleine Lacsko

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Com chantagem dando certo, Bolsonaro não tem interesse em pacificação

Colunista do UOL

30/11/2022 16h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Na Live UOL desta terça-feira (29), comentei a entrevista do empresário Antonio Carlos Pipponzi, sócio e presidente do conselho da RD —dona das redes de farmácias Raia e Drogasil— concedida com exclusividade ao UOL.

Pipponzi, que também integra o conselho do IDV (Instituto para o Desenvolvimento do Varejo), entidade que reúne empresas como Magazine Luiza, Riachuelo, Arezzo e Carrefour, além da própria RD, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) deveria agir contra os atos golpistas.

"Nessa hora, o presidente tem de comparecer, reconhecer a derrota. Ele ainda é o presidente e deveria estar contornando toda essa crise de movimentos golpistas, deveria estar evitando esse tipo de coisa", afirmou.

Desaparecido desde a derrota para o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nas urnas, Jair Bolsonaro (PL) deveria começar a ouvir pessoas como o empresário, mas seu comportamento mostra que ele não tem interesse algum em pacificação.

O atual presidente sabe que sua chantagem está dando certo, já que no Brasil o valor político não está ligado à capacidade de proposição de um projeto de futuro para o país, mas sim do perigo e ameaça representados.

Em silêncio, Bolsonaro usa quem ainda está na rua, em atos golpistas, para mandar o seu recado e mostrar o tamanho do risco que ele —e seu entorno— pode representar.

Na Live UOL, falamos também sobre o apoio à reeleição do presidente da Câmaras dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que deve unir lulistas e bolsonaristas; sobre o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que ao curtir a vida no Qatar, mostra que o sacrifício da família Bolsonaro pelos patriotas é comovente; e sobre a nota divulgada pelo PL, na qual o partido diz que 'adotará todas as medidas' após o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) bloquear conta da sigla.

Com Felipe Moura Brasil, debato os principais assuntos do país diariamente, das 14h às 15h, com transmissão ao vivo nos perfis do UOL no YouTube, no Facebook e no Twitter.