Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Globo e Band destacam enquanto Record e SBT escondem atos contra o governo

Flavio Fachel e Ana Luiza Guimarães apresentam o Jornal Nacional - Reprodução
Flavio Fachel e Ana Luiza Guimarães apresentam o Jornal Nacional Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

02/10/2021 21h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Num sábado de poucas notícias, seria possível imaginar que as manifestações contra o governo Bolsonaro em dezenas de cidades teriam destaque nos telejornais das principais emissoras do país. Não foi o que aconteceu, porém, em dois deles. SBT e Record não deram maior importância aos atos. Já Band e Globo colocaram o assunto na abertura de seus noticiários.

O "Jornal da Record", que normalmente começa com uma matéria policial, abriu neste sábado com uma notícia sobre a crise econômica - justamente o tema principal das manifestações contra o governo.

"Mesmo com a reabertura do comércio, a atividade econômica ainda patina para voltar aos níveis pré-pandemia. Pior que isso: com desemprego e inflação lá em cima, os indicadores estão escolhendo. As pessoas compram apenas o essencial e a corda estoura para os autônomos e pequenos empreendedores", lamentou a Record.

Na sequência, o telejornal anunciou outros cinco destaques do dia - e mais uma vez ignorou as manifestações contra o governo. Os principais assuntos do sábado foram: o esforço de devedores de colocar as contas de luz em ordem; as três mortes no interior de São Paulo por causa de uma tempestade de poeira; a queda da vacinação contra covid-19 nos EUA; a situação do sistema que abastece a capital paulista de água; e o fato de dois terços dos idosos já terem telefone celular. Só no final do telejornal, as manifestações foram mencionadas numa reportagem de 40 segundos.

No "SBT Brasil" as manifestações foram mencionadas depois de quase 20 minutos de notícias policiais. Num resumo de três minutos, o telejornal falou em "protestos contra o governo". De forma protocolar, citou atos realizados em uma dezena de cidades, mencionando a pauta dos protestos. Sobre a manifestação em São Paulo, houve menção à presença de Guilherme Boulos, Fernando Haddad e Ciro Gomes, ex-candidatos à Presidência. O telejornal registrou que Ciro foi vaiado.

No "Jornal da Band", a primeira notícia da noite foi sobre as manifestações: "Partidos de oposição protestam contra o governo. Manifestantes vão às ruas em dezenas de cidades". Com repórteres nas ruas em São Paulo e no Rio, o telejornal registrou que houve convocação de atos em mais de 200 cidades.

Sobre o ato em São Paulo, a Band observou que ocupou oito quarteirões da Avenida Paulista e reuniu representantes de 21 partidos e movimentos sociais. O telejornal reproduziu trechos dos discursos de Haddad e Ciro. E disse: "Os manifestantes criticaram principalmente a atuação do governo no combate à pandemia, o descontrole da inflação no país e o alto índice de desemprego", anotou.

Os atos foram, igualmente, a principal notícia na "escalada" do "Jornal Nacional": "Manifestantes voltam às ruas pedindo o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Em todos os Estados e no Distrito Federal protestaram também por mais vacinas, contra a inflação e o desemprego", anunciou o telejornal.

O telejornal dedicou sete minutos ao assunto, mostrando imagens das manifestações em inúmeras cidades e destacando as pautas dos atos. Segundo a Globo, o protesto em São Paulo ocupou dez quarteirões da Paulista. O telejornal listou os nomes de todos os políticos que discursaram, dando uma ideia dos diferentes partidos que participaram do ato.