Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

JN não dá palco a Bolsonaro, mas vê risco de ruptura institucional em fala

O apresentador Helter Duarte durante o Jornal Nacional nesta segunda-feira (18)  - Reprodução
O apresentador Helter Duarte durante o Jornal Nacional nesta segunda-feira (18) Imagem: Reprodução

Colunista do UOL

18/07/2022 21h41

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Jornal Nacional não mostrou nenhuma imagem ou áudio da apresentação do presidente Jair Bolsonaro (PL) a dezenas de embaixadores estrangeiros no Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (18). Durante o encontro, ele repetiu teorias da conspiração sobre urnas eletrônicas, desacreditou o sistema eleitoral, promoveu novas ameaças golpistas e atacou ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).

O encontro foi transmitido pela TV Brasil, uma emissora pública, a menos de 80 dias das eleições.

Por quatro minutos, os apresentadores Hélter Duarte e Ana Luiza Guimarães leram um relato dos acontecimentos, incluindo a repercussão, com as respostas do STF, de quatro pré-candidatos à presidência e do presidente do Senado.

Num raro momento opinativo, lido por Duarte, o JN caracterizou uma das falas do presidente como golpista: "Bolsonaro chegou a dizer que considera que as eleições de 2020 não poderiam ter acontecido sem o que chamou de 'apuração total do que aconteceu lá dentro'. Desde a redemocratização do país, nenhuma eleição foi suspensa, o que seria uma grave ruptura institucional (aqui a íntegra do texto)."

Não é a primeira vez que o JN adota a estratégia de ignorar a imagem do presidente. O telejornal deve considerar que mostrar a fala presidencial reproduzindo fake news, como faz, por exemplo, o "Jornal da Record", tem um efeito promocional para Bolsonaro.

Nesta segunda-feira, o telejornal da Record reproduziu cerca de dois minutos de falas de Bolsonaro durante a reunião com os diplomatas estrangeiros. As duas reportagens do Jornal da Record sobre o assunto totalizaram seis minutos, dois a mais que o JN.