Topo

Mauricio Stycer

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

A verdade é que nem Bolsonaro nem Lula querem ir a debates no 1º turno

Colunista do UOL

26/08/2022 12h34

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O primeiro debate entre os candidatos à Presidência em 2022 vai ocorrer neste domingo (28), às 21h. Uma grande dúvida vem se arrastando há meses: o presidente Jair Bolsonaro vai participar? E Lula? A verdade é que os dois principais candidatos nunca estiveram muito interessados em se expor em eventos deste tipo no primeiro turno.

Um dia depois da entrevista de Lula ao "Jornal Nacional", na qual se saiu muito bem, o campo bolsonarista está vazando a informação de que o presidente decidiu não ir. Já há alguns dias, informações nesta mesma direção vinham sendo passadas por assessores.

No campo petista, a informação é que, se Bolsonaro não for, Lula também não irá.

Como as candidaturas de Lula e Bolsonaro polarizaram a eleição, ambos temem a exposição diante de candidatos que não têm muito a perder e seguramente vão dirigir questionamentos duros aos dois.

Tenho a impressão que nenhuma das duas candidaturas quer assumir o ônus de anunciar a desistência. Ambas estão se estudando, como numa luta de boxe, aguardando a iniciativa do outro. Essa expectativa pode prosseguir até domingo, dia marcado do debate.

A presença dos dois seria uma a oportunidade de confirmar que o processo eleitoral segue no trilho democrático, além de ajudar a desanuviar o clima de ameaças golpistas.

Atendendo a uma sugestão do PT, o debate deste domingo foi organizado em forma de pool por UOL, Folha de S. Paulo, TV Bandeirantes e TV Cultura. A ideia era reduzir o número de eventos semelhantes programados previamente e facilitar a agenda dos candidatos.