Topo

Mauricio Stycer

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Governo Lula deve propor taxação e cota de tela de plataformas de streaming

Colunista do UOL

08/12/2022 14h12

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O ex-ministro da Cultura Juca Ferreira, um dos coordenadores do grupo de transição na área cultural, considera indispensável uma regulação sobre as plataformas de streaming. Na visão de Ferreira, é obrigatório que as empresas que oferecem conteúdo online sejam taxadas pelo que exibem.

Ferreira também considera necessária a definição de uma "cota de tela", ou seja, a determinação legal de que as plataformas tenham a obrigação de produzir e exibir um determinado percentual de conteúdo nacional.

Ferreira participou do UOL Entrevista nesta quinta-feira (08), sob o comando do jornalista Leonardo Sakamoto, com a presença também de Tales Faria e deste colunista.

Segundo Juca Ferreira, a regulamentação do Estado na área de distribuição de conteúdo sob demanda será uma das prioridades da gestão cultural do novo governo. Segundo ele, o Brasil estava bem posicionado na discussão destes assuntos durante os governos Lula e Dilma, mas o assunto não avançou nos governos Temer e Bolsonaro.

Essa é uma discussão já bastante adiantada na Europa. Em outubro de 2018, o Parlamento Europeu aprovou a revisão das normas de regulamentação dos serviços de comunicação audiovisual nos 27 países membros. A maior novidade em relação às normas de 2010 foi a inclusão de diretivas relacionadas aos serviços de vídeo por demanda, como Netflix, e plataformas que distribuem vídeos, como You Tube.

Pelas novas normas, 30% dos catálogos dos serviços de vídeo por demanda terão de ser formados por obras europeias. O estabelecimento desta cota visa, segundo o comunicado do PE divulgado após a votação, "garantir condições de concorrência equitativas entre as empresas de radiodifusão tradicionais, os serviços por demanda e as plataformas de partilha de vídeos".

Abaixo, a íntegra da entrevista de Juca Ferreira: