Natália Portinari

Natália Portinari

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Governo federal vai abrir investigação sobre apagão em São Paulo

A CGU (Controladoria-Geral da União) vai abrir uma auditoria para fiscalizar o cumprimento das obrigações da Enel, concessionária de energia elétrica em São Paulo (SP), após um apagão que já dura três dias na capital paulista.

A auditoria servirá para fiscalizar o trabalho da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), que também tem tomado medidas para cobrar da empresa que o fornecimento de luz seja restabelecido.

A CGU é o órgão de controle interno do governo federal, responsável pela fiscalização das agências reguladoras, como a Aneel.

A abertura da auditoria foi solicitada pelo presidente Lula em reunião na manhã desta segunda-feira (14) com o ministro da CGU, Vinícius Marques de Carvalho. A abertura do processo será anunciada agora pela tarde pelo Palácio do Planalto.

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, disse nessa segunda-feira em São Paulo que faltou planejamento da Enel e que medidas usadas pela concessionária "beiraram a burrice".

"Você tem que ter gente para podar árvores. Eu disse que a Enel faltava, no mínimo, e usei um termo, inclusive, bastante contundente, de que faltou planejamento e beirou a burrice", afirmou.

Mais de 400 mil casas em São Paulo (SP) seguem sem luz, sem previsão de retorno. A maioria, 280 mil clientes, estão na capital, segundo boletim da Enel desta segunda-feira.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

18 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Petrucio Joao da Silva

Nunes é um COVARDE as podas das árvores de SP fazem parte da obrigação da prefeitura e ele querendo tirar da reta, para com isso, covarde demais... direita só tem covardes

Denunciar

Sergio Stevanato

Comece a investigação por Lula. Ele que negociou com a Enel sua permanência no Brasil em troca do aumento de investimentos. Empresa ruim? Faltou investimentos? 

Denunciar

Armando Vasconcelos Salem

Enquanto isto, governador Tarcisio, enquanto partes da capital do estado de SP esta as escuras, procure reforçar o policiamento. Pois o Boulos e seu exercito de desocupados invasores semteto, que atuam compulsivamente, podem acabar achando uma ótima oportunidae poder ivadir, ocupatr, destruir e mesmo saquear imoveis na escuridão, sem que ninguém veja.

Denunciar