Topo

Pra começar a semana

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Polícia Federal ouve Bolsonaro sobre fraude nas vacinas da pandemia

Jair Bolsonaro no dia em que a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele, em Brasília - Adriano Machado/Reuters
Jair Bolsonaro no dia em que a PF cumpriu mandado de busca e apreensão na casa dele, em Brasília Imagem: Adriano Machado/Reuters

Do UOL

14/05/2023 15h35

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (14). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Crimes e castigos contra a saúde dos outros. Em dias recentes, investigações da Polícia Federal avançaram da política (fraude, corrupção, golpe de Estado, essas coisas) para outras áreas: o futebol e a insurreição das grandes plataformas digitais contra um projeto de lei. Há sempre crimes se renovando e castigos em elaboração. Na próxima terça (16), Jair Bolsonaro depõe na PF na apuração sobre fraude nas carteiras de vacina contra a covid-19. O ex-presidente tem assessores presos neste caso, que viajaram com ele para os EUA. Fraude cometida por autoridade já é ruim, mas envolvendo vacinas da saúde pública em meio a uma emergência mundial de pandemia soa muito pior. Áudios divulgados revelam troca de favores, enfermeiros constrangidos, um despudor completo que machuca o SUS (Sistema Único de Saúde), modelo de acesso universal e gratuito.

Ricardo Kotscho escreve sobre os efeitos dessa enxurrada de desgraças despejadas sobre os brasileiros. E Reinaldo Azevedo questiona se os roteiros criativos da Inteligência Artificial seriam páreo para "o bolsonarismo natural". Ainda sobre violências, a semana reserva uma data internacional para o combate à homofobia, 17 de maio. No Brasil, homofobia pode dar cadeia, enquadrada pelo STF na lei dos crimes de racismo. O governo Lula planeja criar um banco de dados sobre o tema a fim de melhor acolher as vítimas.

**********************

Abono do PIS. Governo federal paga nesta segunda (15) novo lote do abono salarial, desta vez para os trabalhadores do setor privado nascidos em julho e agosto; servidores públicos (Pasep) com inscrição de final 4 e 5 também recebem.

Crescimento estável. Banco Central divulga o boletim Focus, com projeções do mercado para inflação, juros e Produto Interno Bruto. Segundo o boletim da semana passada, a projeção de alta do PIB para 2023 continua em 1%.

Últimos retoques. Líderes do Congresso se reúnem para alinhar o texto do arcabouço fiscal, que pode ser levado à votação na terça ou na quarta (17). O fórum de partidos de esquerda quer um encontro com o relator Claudio Cajado (PP-BA) a fim de pressionar por mudanças.

Gol. Pelo Brasileirão Feminino, tem Flamengo x São Paulo às 17h30 de segunda (15). O Flamengo fez 27 pontos e chegou à liderança. Veja a tabela atualizada do campeonato.

Plenário virtual. No STF, termina às 23h59 de segunda (15) o quarto julgamento de mais 200 acusados pelos atos golpistas de 8 de janeiro. Com isso, já serão 800 os réus confirmados no grupo de 1.390 denunciados. Em seguida, na madrugada de terça (16), começa o julgamento da quinta leva de denunciados.

****************************

Pesquisa mensal. O IBGE divulga na terça (16) o desempenho do setor de serviços em março e no primeiro trimestre. Na quarta, saem os números do comércio, no mesmo período.

Unesco. O CETIC.br (Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação) libera na terça (16) a pesquisa TIC Domicílios, radiografia do uso da internet no Brasil.

Segunda Guerra. Em 16 de maio de 1943, há 80 anos, a explosão da sinagoga de Varsóvia assinalou que os nazistas haviam finalmente aniquilado o Levante do Gueto de Varsóvia, na Polônia, um movimento de resistência civil e revolta dos judeus contra o holocausto.

Lava Jato. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga ação que pode cassar o mandato do deputado federal Deltan Dallagnol (Podemos). O PT do Paraná alega que Dallagnol deveria estar inelegível por responder a processo administrativo no Ministério Público.

No Maracanã. Pela Copa do Brasil, o Fluminense enfrenta o Flamengo às 21h, nas oitavas de final. Veja a tabela completa.

*********************************

Contra o preconceito. 17 de maio é Dia Internacional de Combate à Homofobia. Nesta data, em 1990, a Assembleia Geral da Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da lista de doenças mentais.

Ação penal. STF retoma na quarta (17) o julgamento do ex-senador Fernando Collor, acusado de receber propina da empreiteira UTC em troca de vantagens à empreiteira na BR Distribuidora. O ministro Edson Fachin é o relator do caso.

Maratona. A noite de quarta (17) concentra sete jogos da Copa do Brasil, a partir das 19h: Santos x Bahia; Palmeiras x Fortaleza; Grêmio x Cruzeiro; Sport x São Paulo; América MG x Internacional; Athletico x Botafogo; Atlético MG x Corinthians.

**************************

Empregos. O IBGE divulga na quinta (18) os dados consolidados do mercado de trabalho no primeiro trimestre e as taxas de desemprego por estado.

Invasão e destruição. A CPI dos Atos Antidemocráticos, realizada pela Câmara Legislativa do Distrito Federal, ouve o depoimento do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que em 8 de janeiro chefiava o Comando Militar do Planalto.

Caso Araceli. 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data criada a partir do caso Araceli no Espírito Santo, quando a morte brutal de uma menina comoveu o país em 1973, há 50 anos. O novo livro dos jornalistas Felipe Quintino e Katilaine Chagas reconstitui o crime, a impunidade e os desdobramentos.

Velozes e furiosos 10. Estreia na quinta (18) o décimo filme da franquia nas telonas, em que Vin Diesel volta ao papel de Dominic Toretto. O Brasil faz parte do cenário da trama novamente. Veja o primeiro trailer de Velozes e Furiosos 10.

***********************************

Fórmula 1. Às 8h30min de sexta (19), os pilotos fazem o primeiro treino livre do GP da Itália (Emilia Romagna); às 12h tem o segundo treino, e no sábado (20) a volta classificatória acontece às 11h. Max Verstappen lidera, veja a classificação dos pilotos.

Revisão para cima. O Banco Central divulga na sexta (19) prévia do PIB de março e do primeiro trimestre. Dados recentes apontam resiliência da atividade econômica.

Nova viagem. O presidente Lula participa em Hiroshima, de sexta a domingo, da reunião do G-7, o grupo dos sete países mais ricos do mundo, que convidou também representantes de países emergentes.

*****************************

Futebol na Europa. Pelo campeonato inglês, são quatro jogos a partir das 8h30min de sábado (20): Tottenham x Brentford; Bournemouth x Manchester United; Liverpool x Aston Villa; Nottingham Forest x Arsenal.

Brasileirão Feminino. Cinco jogos a partir das 11h: Palmeiras x Ferroviária; Internacional x Bahia; Avaí Kindermann x Corinthians; Real Brasília x Grêmio; Real Ariquemes x Ceará.

Brasileirão. Às 16h de sábado (20), jogam Bahia x Goiás; América MG x Fortaleza; Red Bull Bragantino x Athletico; às 18h30min, mais três partidas: Botafogo x Fluminense; São Paulo x Vasco; Coritiba x Atlético MG; Santos x Palmeiras é o jogo das 21h. Acompanhe na tabela também os jogos deste domingo (14).

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER