Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Dia do Trabalho e realeza renovada movimentam a semana com festas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (30). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
********
Lula antecipa discurso para os trabalhadores. O Dia do Trabalho é uma data internacional, vários países comemoram, com ou sem feriado. A coroação de um novo rei, de uma economia importante, também tem apelo planetário. No Brasil, os eventos que celebram o 1º de maio começam na noite deste domingo (30). Em pronunciamento para rádio e TV, às 20h, o presidente Lula deve anunciar o aumento do salário mínimo para R$ 1.320,00, entre outras ações que beneficiam quem trabalha. Na segunda (1º), no Vale do Anhangabaú, as centrais sindicais se reúnem para festejos e discursos, mas a anunciada participação de Lula não está confirmada.
Para os fãs da realeza britânica, e de celebridades, já dá para ir contando os dias, as horas que faltam para a coroação do rei Charles 3º e da rainha consorte Camilla, em Londres, no sábado (6). É a primeira vez, em 70 anos, que esse festão acontece. Prepare um café (ou melhor, um chá forte) porque a transmissão ao vivo pela TV começa cedo, às 6h30min (horário de Brasília) os futuros coroados deixam o Palácio de Buckingham em direção à Abadia de Westminster.
********************
Direitos e garantias. Criada pelo presidente Getúlio Vargas, a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) completa 80 anos nesta segunda (1º), Dia do Trabalho.
Máquinas, agricultura, pecuária. Começa na segunda (1º) a Agrishow (Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação), com expectativa de 190 mil visitantes e alguns bilhões de reais investidos até 5 de maio. Os agropecuaristas aguardam a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro, que viajou domingo (30) para Ribeirão Preto (SP). No sábado (29), o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) prometeu firmeza contra invasões de terra: "Nós seremos duros para garantir o direito de propriedade".
Inovação no Rio. A Web Summit Rio 2023, maior conferência de tecnologia do mundo, ganha versão brasileira, pela primeira vez na América Latina. São quatro dias de atividades a partir de segunda (1º), com cobertura especial do UOL.
******************
Punição antidrogas. Na Indonésia, está previsto para terça (2) o interrogatório de Manuela Vitória de Araújo Farias. A brasileira de 19 anos foi presa por tráfico de drogas e, pelas leis locais, pode enfrentar penas muito duras.
Banco Central. Na terça (2), o BC divulga novas projeções do mercado para inflação, juros e crescimento do PIB.
Educação em movimento. O ministro Camilo Santana fala no Senado sobre o novo Ensino Médio. No começo de abril, uma portaria do Ministério da Educação suspendeu por 60 dias o cronograma das mudanças.
Big techs. É aguardada no Congresso, na terça (2), a votação do mérito do PL das Fake News, que regulamenta o uso das redes sociais. Entre ONGs que lidam com comunicação e desinformação, o status especial de políticos para uso das redes tem recebido críticas.
Copa do Brasil. Às 13h de terça (2), na sede da CBF, no Rio, tem sorteio para definir os adversários entre os 16 times classificados para as oitavas da Copa do Brasil.
*********************
Plenário virtual. Na madrugada de quarta (3), o STF começa a julgar a terceira leva de denunciados pelos atos golpistas; desta vez, mais 250 pessoas podem virar réus. No mesmo dia, o STF julga decreto do ex-presidente Bolsonaro que concedeu indulto ao deputado Daniel Silveira.
Amazônia. A ministra Marina Silva vai à Comissão do Meio Ambiente da Câmara dos Deputados na quarta (3), na sequência de novas demarcações de terras indígenas e do desmatamento em alta. Na coluna em Ecoa, o biólogo Lucas Ferrante explica os motivos pelos quais o desmatamento e as estradas na Amazônia podem levar a uma nova pandemia.
Expectativa. O Banco Central finaliza reunião do Copom e faz anúncio da taxa de juros (Selic), atualmente de 13,75% ao ano.
******************
Conselhão e Defesa. Na quinta (4), Lula participa da primeira reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, extinto pelo governo Bolsonaro. O novo governo incluiu o MST no Conselhão, em meio ao risco de atritos com o agronegócio. No Senado, a Comissão de Relações Exteriores recebe o ministro José Múcio (Defesa) e os comandantes das três Forças Armadas.
Casos de polícia. Estreia na TV Globo e Globoplay o Linha Direta, na quinta (4), com Pedro Bial. Na década de 1990, a primeira versão foi inspirada em programas norte-americanos de crime, suspense, jornalismo investigativo.
*********************
Protocolo da monarquia. Na sexta (5), Lula viaja para a Europa, para Londres. Ele e vários chefes de Estado e de governo foram convidados para a coroação do rei Charles 3º, que substitui a mãe, a rainha Elizabeth, falecida em 8 de setembro de 2022.
Meninas em campo. Na sexta e sábado (6), três partidas do campeonato Brasileirão Feminino A1: Athletico x Grêmio, Inter x Palmeiras, Cruzeiro x Santos. Confira aqui a tabela do campeonato.
Mais futebol. Pelo Brasileirão, jogam no sábado (6) Cruzeiro x Santos, às 16h, e Fluminense x Vasco, às 21h.
Tanto mar. Depois do Azerbaijão, a Flórida (EUA): no próximo domingo (7), tem o Grande Prêmio de Fórmula 1 de Miami.
Boa semana!
********
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.