Iminência do ataque de Israel ao Irã deixa o mundo em alerta
Este texto é parte da newsletter Pra Começar a Semana enviada para assinantes. Quer receber antes e diretamente no seu email? Inscreva-se.
********
A comunidade internacional começa a semana na expectativa de um ataque de Israel ao Irã, que tem o potencial de ampliar para fora da região o atual conflito no Oriente Médio. A ofensiva foi prometida por Benjamin Netanyahu, depois do lançamento de cerca de 200 mísseis iranianos contra o país na semana passada. Israel também colocou suas forças de segurança em alerta máximo nesta segunda, quando se completa um ano dos ataques do Hamas.
Depois da pausa por conta das eleições municipais, o Congresso Nacional retoma os trabalhos nesta semana, com sessão nos plenários e nas comissões. Na terça, Gabriel Galípolo, indicado por Lula para exercer pelos próximos quatro anos o cargo de presidente do Banco Central, será sabatinado pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Se aprovado, seu nome será votado pelo plenário da casa ainda na terça.
Na Câmara, a Comissão de Constituição e Justiça retoma a discussão sobre o projeto de anistia aos presos pelo 8 de janeiro na segunda. Para o mesmo dia, foi remarcado o depoimento da deputada Carla Zambelli no STF, no processo em que é ré por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça.
Brasil e Estados Unidos divulgam na terça e na quarta seus índices que medem a inflação para o mês de setembro. No Brasil, o IPCA-15, que é a prévia do índice, ficou abaixo das expectativas do mercado.
No cenário internacional, Israel está em alerta máximo nesta segunda, quando se completa um ano dos ataques do Hamas. A comunidade internacional também está na expectativa de um ataque de Israel ao Irã, prometido por Benjamin Netanyahu, depois do lançamento de mísseis iranianos contra o país na semana retrasada.
A semana também terá o anúncio dos prêmios Nobel de Medicina, Física, Química, Literatura e da Paz. E, no esporte, a seleção brasileira de futebol disputa mais uma partida das Eliminatórias Sul-americanas contra o Chile, na quinta-feira. No mesmo dia, a Argentina enfrenta a Venezuela.
Veja outros destaques:
SEGUNDA, 7
Israel declara que está em alerta máximo por conta do aniversário de um ano do ataque do Hamas que deixou mais de 1,2 mil mortos e fez cerca de 250 reféns.
O Congresso Nacional retoma trabalhos nesta semana após pausa por conta das eleições municipais, com sessão no plenário e nas comissões.
A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara deve retomar a discussão do PL que defende a anistia aos presos pelo 8 de janeiro e as propostas que atingem o STF.
Carla Zambelli está convocada para depor no STF no caso do hacker que invadiu o sistema do Conselho Nacional de Justiça.
Anúncio do Prêmio Nobel de Medicina.
Newsletter
PRA COMEÇAR A SEMANA
Receba todo domingo uma agenda com os principais eventos da semana e saiba por que serão importantes.
Quero receber****************
TERÇA, 8
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado sabatina Gabriel Galípolo, indicado pelo presidente Lula para presidir o Banco Central. Se a comissão aprovar a indicação, ela deve ser votada pelo plenário no mesmo dia.
Anúncio do Prêmio Nobel de Física.
****************
QUARTA, 9
O IBGE divulga Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que indica a inflação do mês de setembro.
Anúncio do Prêmio Nobel de Química.
****************
QUINTA, 10
Os Estados Unidos divulgam o principal índice de inflação ao consumidor de setembro.
Pelas Eliminatórias Sul-americanas da Copa do Mundo, o Brasil joga contra o Chile, e a Argentina enfrenta a Venezuela.
Anúncio do Prêmio Nobel de Literatura.
****************
SEXTA, 11
Recomeça a propaganda eleitoral gratuita em rádio e TV em cidades onde a eleição terá 2º turno.
****************
SÁBADO, 12
A China divulga inflação ao consumidor de setembro.
Anúncio do Prêmio Nobel da Paz.
********
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.