Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Lula vai comandar o Mercosul, e Congresso movimenta pauta da economia
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (02). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.
********
Livre comércio e meio ambiente. O presidente Lula desfilou em carro aberto neste domingo (2), em Salvador, nas comemorações dos 200 anos da independência da Bahia. Ele segue para Ilhéus, no sul do estado, antes de receber do presidente argentino Alberto Fernández o bastão para comandar o Mercosul, na terça (4). Na cúpula em Puerto Iguazú, também vão estar presentes líderes do Uruguai, Paraguai, Bolívia e sul-americanos associados. Nos planos de Lula está integrar os países vizinhos no comércio, infraestrutura, saúde e defesa.
O ministro Fernando Haddad nem vai à reunião do Conselho do Mercado Comum com ministros do Mercosul porque a presença dele é mais importante em Brasília, na semana em que deputados e senadores analisam e podem votar temas da agenda econômica. O governo insiste para retomar o chamado voto de qualidade no julgamento de conflitos tributários no Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). O projeto de lei tramita em regime de urgência. Na terça (4), o Senado faz as sabatinas de Gabriel Galípolo, indicado à diretoria de Política Monetária do Banco Central, e de Ailton de Aquino Santos, indicado para a Fiscalização. A reforma tributária e o novo arcabouço fiscal também surgem no horizonte dos debates e votações.
Ao se completarem seis meses do terceiro mandato de Lula, o UOL reuniu colunistas de política e de outras áreas nobres para avaliar as qualidades (política externa, programas sociais) e os defeitos (proximidade com ditadores, ressentimento com a Lava Jato) do presidente. É um panorama bem completo. Leia aqui.
*********************************
Igualdade nos salários. Na segunda (3), Lula vai a Ilhéus, no sul da Bahia, em evento da Ferrovia de Integração Oeste-Leste; no mesmo dia, ele sanciona a lei que determina igualdade salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função no trabalho. O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso.
Otimismo. O Banco Central divulga na segunda (3) o relatório Focus, com projeções do mercado financeiro para juros, inflação, PIB e dólar. Na semana passada, a projeção de crescimento do PIB subiu para 2,18%.
Natal antecipado. O INSS paga a segunda parcela do 13º salário para quem ganha mais de um salário mínimo. Os pagamentos seguem até 7 de julho. Veja o calendário.
Grand Slam. O Torneio de Wimbledon, que teve partidas classificatórias na semana passada, segue até 16 de julho. Djokovic busca ampliar seu recorde para 24 títulos de Grand Slam. Há tenistas brasileiros nas disputas em quadras de grama, entre eles Bia Haddad e Thiago Monteiro.
Brasileirão. Às 20h de segunda (3), o Goiás enfrenta o Coritiba. O Botafogo lidera o campeonato, e no domingo (2) o Bragantino venceu e entrou no G4. Veja a tabela atualizada.
************************
Aberto de Londres. Na terça (4), o tenista brasileiro Thiago Monteiro estreia em Wimbledon contra o norte-americano Christopher Eubanks. Os dois já se enfrentaram duas vezes. Bia Haddad também joga na terça, contra a cazaque Yulia Putintseva. Leia mais em Tenis Brasil.
Gestão de risco. A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado se reúne na manhã de terça (4) para votar o projeto de lei que estabelece o marco legal de garantias de empréstimos. O projeto foi aprovado pela Câmara em junho.
Não alopre, tenente-coronel. Às 9h de terça (4), a CPMI dos atos golpistas de 8 de janeiro vai ouvir Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. O militar está preso desde maio.
Quebra de decoro. A Comissão de Ética da Câmara analisa pareceres de processos disciplinares contra Márcio Jerry (PCdoB-MA), Nikolas Ferreira (PL-MG), Talíria Petrone (PSOL-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP). Os casos incluem transfobia, assédio, xingamentos.
No Senado. Na terça (4), uma sabatina na CAE vai julgar a indicação de Gabriel Galípolo e de Ailton de Aquino Santos para exercerem cargos de diretores do Banco Central.
Retração. Na terça (4), o IBGE divulga os números da indústria para o mês de maio. Em abril, a produção industrial registrou queda na comparação com março.
Copa do Brasil. Na terça (4), às 21h, jogam Bahia e Grêmio.
****************************
Os potes 1 e 2. A Conmebol faz na quarta (5) o sorteio das oitavas de final das copas Libertadores e Sul-Americana, a partir das 13h. A final da Libertadores vai acontecer no Maracanã, no Rio.
Na Câmara. Na quarta (5), às 9h, a Comissão de Desenvolvimento Urbano terá audiência com o ministro das Cidades, Jader Filho. Às 10h30, a Comissão de Fiscalização e Controle recebe o ministro da Educação, Camilo Santana, após reunião deliberativa do colegiado.
Três Poderes. O ministro Alexandre de Moraes (STF) e o delegado Andrei Passos, da Polícia Federal, falam sobre as (muitas) prisões pelos atos golpistas de 8 de janeiro na Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados.
Copa do Brasil. Às 19h30 de quarta (5), tem São Paulo x Palmeiras; às 21h30, mais dois jogos: Flamengo x Athletico e América-MG x Corinthians.
***************************
Mandados de busca. Está agendado para quinta (6) o depoimento do senador Marcos Do Val (ES) à Polícia Federal. Ele pediu licença do Senado, alegando problemas de saúde. Os policiais querem ouvir o senador sobre vários delitos, entre eles associação criminosa, tentativa de golpe de Estado e obstrução da Justiça.
Terror em família. Uma das estreias de quinta (6) é Sobrenatural: A Porta Vermelha, quinto filme da franquia estrelada por Patrick Wilson. Veja o trailer aqui. Também estreiam O Crime é Meu, Coisas do Amor e Os aventureiros - A origem, que tem como protagonista o ídolo infantil Luccas Neto.
**********************
Habitação. A Caixa Econômica Federal (CEF) começa a financiar na sexta (7) os imóveis de até R$ 350 mil pelo programa Minha Casa, Minha Vida. São os beneficiários da Faixa 3 de renda anual. Veja as novas regras e as taxas de juros do programa.
Liga Nacional de Futsal. Com transmissão ao vivo do UOL, às 21h de sexta (7) o Taubaté/Umbro Futsal enfrenta o São Lourenço/Casa do MDF/Kellog´s.
Fórmula 1. O primeiro treino livre do GP da Grã Bretanha começa às 8h30 de sexta (7); às 12h, tem o segundo treino livre. No sábado (8), o treino classificatório começa às 11h. O Grande Prêmio da Áustria, no domingo (2), foi vencido por Verstappen.
Brasileirão. No sábado (8), às 18h30, tem Vasco x Cruzeiro e Coritiba x América-MG; às 21h, Palmeiras x Flamengo. Acompanhe os jogos e a classificação na tabela.
********
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.