Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

STF julga o pagamento dos precatórios, e Lula vai ao Qatar antes da COP28

Esta é a versão online da newsletter Pra Começar a Semana enviada hoje (26). Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Os assinantes UOL ainda podem receber dez newsletters exclusivas toda semana.

********

Dívidas a serem quitadas. Em plenário virtual, os ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) julgam na segunda (27) a validade do atual regime de pagamento de precatórios, os títulos de dívidas do governo federal reconhecidas pela Justiça. A constitucionalidade está sendo contestada no Supremo em ações protocoladas em 2021 pelo PDT e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para a Advocacia-Geral da União, o regime prevê aumento crescente da despesa e pode gerar um estoque impagável.

A sessão extraordinária que se encerra às 23h59 foi convocada pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, após o Senado aprovar a PEC que restringe as decisões individuais dos ministros. A pauta é prioritária para o titular da Fazenda, Fernando Haddad. "Estamos aguardando uma decisão do STF para pagar o calote que foi dado ano passado nos precatórios para ver se a gente começa vida nova em 1º de janeiro em horizonte mais claro", disse Haddad na sexta (24). Leia aqui.

Ainda na segunda, o presidente Lula retoma as viagens internacionais, primeiro com escala na Arábia Saudita, onde se reúne com o príncipe herdeiro Mohammed Bin Salman e empresários sauditas. Depois ele vai ao Qatar, antes de desembarcar na sexta (1º) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para a COP28, a conferência mundial do clima. O Qatar atua como mediador no conflito entre Israel e Hamas, e a guerra no Oriente Médio, cuja libertação de reféns e prisioneiros está em curso, entra na pauta presidencial. Entre 3 e 4 de dezembro, Lula e comitiva têm compromissos na Alemanha.

**********************************

Descontos, nova tentativa. Depois de uma Black Friday que decepcionou, o comércio promove na segunda (27) outra data com descontos, a Cyber Monday. Leia na Folha de S.Paulo.

Brasileirão. Na reta final, Palmeiras e Botafogo já garantiram vaga na Libertadores. Na segunda (27), o Goiás enfrenta o Cruzeiro às 21h; na terça (28), tem Vasco x Corinthians, às 21h30. Veja os placares e a classificação nas últimas rodadas.

Liga Nacional de Futsal. O jogo de segunda (27), às 20h, é AD Cascavel x Atlântico Erechim.

Continua após a publicidade

************************

Transporte parado. Funcionários do Metrô e da CPTM em São Paulo marcaram paralisação das atividades para terça (28), em movimento contra privatizações e terceirizações propostas pelo governo paulista. É a terceira paralisação dos metroviários em dois meses. Trabalhadores da Sabesp e profissionais da educação também podem aderir mais uma vez. Para os horários de pico, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) pediu na Justiça o efetivo completo.

Água e saneamento. Na terça (28), o projeto de privatização da Sabesp vai a votação em plenário na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Senadores votam impostos. No Senado, a pauta das votações em plenário a partir de terça (28) pode incluir os projetos de lei de taxação de fundos offshore (de brasileiros em jurisdições estrangeiras) e fundos exclusivos, e ainda a regulamentação do imposto sobre apostas esportivas. As propostas devem ser votadas antes da viagem de senadores a Dubai para a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28). Leia aqui.

PL+60. O ex-presidente Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro participam na terça (28) do lançamento do PL+60, em Brasília. O partido quer incentivar a inclusão de políticas públicas voltadas para pessoas idosas.

Fora da sigla. O TSE discute na terça (28) a consulta do PDT sobre possibilidade de desfiliação sem perda de mandato.

Continua após a publicidade

Vagas de emprego. O Ministério do Trabalho e Previdência divulga na terça (28) o número de vagas de empregos formais criadas em outubro. Em setembro, o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) registrou saldo positivo de 211.764 vagas.

Inflações. Prévia da inflação oficial, o IPCA-15 de novembro será divulgado na terça (28) pelo IBGE. Na quarta (29), sai o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado), pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Champions League. São quatro jogos na terça (28), todos às 17h: PSG x Newcastle; Milan x Borussia Dortmund; Manchester City x RB Leipzig e Barcelona x Porto.

*****************************

Handebol das meninas. O Mundial de Handebol feminino começa na quarta (29) e segue até 17 de dezembro. A seleção brasileira tem Espanha, Cazaquistão e Ucrânia como adversários na fase de grupos. Nesta edição, o campeonato é realizado por Dinamarca, Suécia e Noruega.

Brasileirão. A quarta (29) se movimenta com seis jogos: às 19h, Santos x Fluminense; às 20h, Flamengo x Atlético-MG, Bahia x São Paulo e Cuiabá x Internacional; às 21h30, Palmeiras x América-MG e Coritiba x Botafogo. Acompanhe os jogos na tabela.

Continua após a publicidade

Champions League. Galatasaray enfrenta Manchester United às 14h45 de quarta (29); às 17h, são três jogos: Bayern de Munique x Copenhagen, Arsenal x Lens e Real Madrid x Napoli.

*************************

COP28 recebe o papa. Na quinta (30) começa em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a COP28 (Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas). O papa Francisco confirmou presença. Será a primeira vez de um pontífice no evento cuja história começa em 1995. "Além da guerra, nosso mundo está ameaçado por outro grande perigo, o climático, que põe em risco a vida na terra, especialmente as gerações futuras. E isso é contrário ao plano de Deus, que criou tudo para a vida", disse o papa neste domingo (26). Na comitiva brasileira estão o presidente Lula, a ministra Marina Silva, o ministro Mauro Vieira, parlamentares e convidados.

Grana extra. Pelas leis, 30 de novembro é o último dia para as empresas pagarem a primeira parcela do 13º salário de 2023 aos funcionários com vínculo na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Veja quem tem direito e como calcular o valor.

Brasil contra as japonesas. A seleção brasileira de futebol feminino enfrenta o Japão em dois amistosos no Brasil. O primeiro jogo acontece na quinta (30), às 15h15, na Neo Quimica Arena, e o segundo será no estádio do Morumbi, também em São Paulo, em 3 de dezembro. Saiba como comprar os ingressos.

Brasileirão. Na quinta (30), mais três jogos: às 19h, Grêmio x Goiás; às 20h, Cruzeiro x Athletico, e às 20h30, Red Bull Bragantino x Fortaleza.

Continua após a publicidade

CCXP traz Timothée Chalamet a São Paulo. Megaevento geek da América Latina, a CCXP 23 acontece de quinta (30) a domingo (3) no complexo da Expo São Paulo. Na abertura, Sandy abre os painéis, com o diretor da comédia romântica Evidências do Amor, Pedro Antônio, e depois Chris Hemsworth e Anya Taylor-Joy se juntam ao cineasta George Miller para falar de Furiosa. Timothée Chalamet e grande elenco divulgam a segunda parte de Duna, e Jason Momoa, de Aquaman 2, também vem. Leia em Splash.

Para curtir na telona. Entre as estreias no cinema a partir de quinta (30) estão o suspense O Jogo da Invocação (veja o trailer), As aventuras de Poliana, Os Segredos do Universo e Pedágio, exibido na Mostra de São Paulo, que tem os atores Maeve Jenkins e Kauan Alvarenga, premiados no Festival de Cinema do Rio. Também chega aos cinemas Folhas de Outono, filme premiado em Cannes que vai representar a Finlândia no Oscar de 2024.

****************************

Futebol de salão. Pela liga nacional, jogam na sexta (1º) Magnus x JEC Krona Futsal, às 20h30.

Futebol saudita. Al Hilal x Al-Nassr é o jogo da sexta (1º) às 15h.

Primavera Sound Festival. Veja em Splash os horários das dezenas de shows, em quatro palcos, no autódromo de Interlagos, no sábado (2) e domingo (3). Entre as atrações principais estão The Killers, Pet Shop Boys, Grimes (Elf.Tech Arte Rave), Marisa Monte, Cansei de Ser Sexy, The Hives, Black Midi, Dorian Electra, Muna, Slowdive, Àiyé, El Mató A Un Polícia Motorizado, Getúlio Abelha, Marina Herlop, MC Bin Laden e Slipmami.

Continua após a publicidade

Judô contra os pioneiros. Competição difícil, no berço do esporte, o Grand Slam de Tóquio recebe 15 judocas brasileiros para dois dias de competição a partir de sábado (2).

Skate no Ibirapuera. A SLS (Skate League Skateboarding) promove sábado (2) e domingo (3), em São Paulo, o SLS Super Crown World Championship. São 11 brasileiros na competição: Rayssa Leal, Pâmela Rosa, Kelvin Hoefler, Felipe Gustavo, Filipe Mota, Carlos Ribeiro, Luan Oliveira, Lucas Rabelo, Giovanni Vianna, Isabelly Ávila e Gabryel Aguilar. Em Olhar Olímpico, Demétrio Vecchioli escreve sobre as confusões na pontuação dos skatistas para os Jogos de Paris.

Futebol inglês e espanhol. No sábado (2), às 12h, Arsenal enfrenta Wolverhampton, e às 17h tem Newcastle x Manchester United; também no sábado, Real Madrid enfrenta Granada às 14h30.

Boa semana!

********

LEIA MAIS NA NEWSLETTER

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes