Pra começar a semana

Pra começar a semana

Siga nas redes
Reportagem

Ato em São Paulo testa a força política de Bolsonaro

Esta é parte da versão online da newsletter Pra Começar a Semana. Quer receber antes o boletim e diretamente no seu email? Clique aqui. Este é um benefício exclusivo da sua assinatura UOL.

********

A manifestação foi convocada depois do avanço das investigações da Polícia Federal sobre a possível participação de Bolsonaro numa tentativa de golpe contra a eleição do presidente Lula. O ex-presidente, que teve o passaporte apreendido, nega as acusações e promete se defender.

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, são alguns dos líderes políticos que anunciaram presença.

Bolsonaro pediu aos apoiadores que evitem levar faixas "contra quem quer que seja".

*********************************

SEGUNDA, 19

O Banco Central divulga o indicador de atividade econômica IBC-Br referente a dezembro. Em novembro, a alta foi de 0,01%, após três meses de retração.

****************************

Continua após a publicidade

TERÇA, 20

O Senado discute e pode votar na terça ou na quarta a PEC que trata da eleição de militares da ativa das Forças Armadas; também está na pauta de votações o "Projeto de Lei da Saidinha", sobre a saída temporária de detentos das unidades prisionais. Leia aqui.

O TSE julga a representação da coligação Brasil da Esperança contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por divulgação de fake news.

Começa em San Diego, na Califórnia, a Copa Ouro de futebol feminino, reunindo seleções da América do Sul, Central e do Norte. O Brasil estreia na quinta contra o vencedor da partida Haiti x Porto Rico.

************************

QUARTA, 21

Continua após a publicidade

O presidente Lula recebe Antony Blinken, secretário de Estado dos EUA. Segundo a Casa Branca, Blinken vai apoiar o Brasil na presidência do G20 e discutir cooperação sobre questões trabalhistas e de transição energética, entre outros temas.

Os senadores fazem a reunião da CPI da Braskem, instalada em dezembro para investigar as responsabilidades da mineradora no afundamento do solo em bairros de Maceió. Omar Aziz (PSD-AM) é o presidente.

O STF retoma o julgamento sobre sobras eleitorais, decisão pode atingir a composição de bancadas na Câmara dos Deputados, sobretudo as de oposição ao governo Lula.

O Fed publica a ata de sua última reunião, que manteve a taxa de juros nos EUA inalterada. Na sexta (14), o presidente do banco central de Atlanta, Raphael Bostic, disse esperar duas reduções da taxa básica até dezembro.

*********************************

QUINTA, 22

Continua após a publicidade

A posse do ex-ministro da Justiça Flávio Dino no STF está marcada para as 16h.

Ferrari chega aos cinemas. Adam Driver interpreta o piloto e fundador da empresa Enzo Ferrari no filme de Michael Mann que tem também Penélope Cruz, Shailene Woodley e Patrick Dempsey no elenco.

A Seleção Brasileira estreia na Copa Ouro de futebol feminino contra o vencedor da partida Haiti x Porto Rico.

******************************

SEXTA, 23

O IBGE divulga estatísticas do Censo Demográfico 2022 sobre as características dos domicílios nas cidades brasileiras em temas de saneamento básico: abastecimento de água, destino do lixo, tipos de banheiro e esgoto.

Continua após a publicidade

A ministra Anielle Franco (Igualdade Racial) se filia ao PT na sexta. Ela é cotada para ser candidata a vice na chapa do prefeito Eduardo Paes (PSD), que vai buscar a reeleição no Rio. Uma ala do PSD defende que Paes tenha vice do próprio partido, e entre os petistas Anielle Franco tem o apoio da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

Receita Federal divulga dados da arrecadação de janeiro, cuja prévia surpreendeu ao registrar um crescimento real de 6%. Entre as causas da arrecadação extra, os analistas apontam o ingresso de recursos com as novas regras para a tributação dos fundos dos super-ricos e também o bom desempenho da arrecadação do Imposto de Renda sobre o rendimento do trabalho e da contribuição previdenciária. Leia na Folha de S.Paulo.

***************************

DOMINGO, 25

Manifestação pública convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro na avenida Paulista, em São Paulo.

Pelos campeonatos estaduais, o Flamengo enfrenta o Fluminense, às 16h, e Internacional de Porto Alegre joga contra o Grêmio, às 18h.

Continua após a publicidade

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes