PSD, de Kassab, tenta eleger maior número de prefeitos em Minas Gerais
O PSD deve eleger, neste domingo, a maioria dos prefeitos de Minas Gerais. Se as pesquisas se confirmarem, o partido de Gilberto Kassab terá o controle do segundo maior colégio eleitoral do país.
O partido lançou 265 candidatos a prefeito, incluindo Fuad Noman, que disputa a reeleição em Belo Horizonte. Atualmente, o PSD tem 102 prefeituras em Minas e espera eleger 120. O partido também aposta em 215 nomes para vice-prefeito e lançou 5.730 candidatos às Câmaras Municipais.
O prefeito da capital começou a campanha com 9% das intenções de voto e chega ao final do primeiro turno com 25%, segundo a Quaest e o Datafolha, com chances de disputar o segundo turno contra Bruno Engler (PL), apoiado por Jair Bolsonaro e o deputado Nikolas Ferreira, do mesmo partido.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, aposta todas as suas fichas na reeleição de Fuad Noman. O objetivo é montar uma base de apoio à reeleição do presidente Lula em 2026. Silveira é presidente do PSD no estado e secretário-geral do partido de Kassab.
Foi o ministro quem bancou a candidatura de Noman quando as pesquisas indicavam que ele perderia a eleição para Mauro Tramonte.
O apresentador do Balanço Geral, da TV Record, ganhou o apoio do governador Romeu Zema (Novo) e do ex-prefeito Alexandre Kalil, que trocou o PSD pelo Republicanos para apoiar o jornalista. A Quaest mostra que ele saiu de 30% no início da campanha para 20%; o Datafolha o coloca com 23% na pesquisa. Ambas divulgadas sábado (5).
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.