Trackings das campanhas indicam queda de Marçal após laudo falso de Boulos
Trackings realizados pelas campanhas na manhã deste sábado (5) apontam queda nas intenções de voto de Pablo Marçal (PRTB) após a divulgação de um laudo médico falso contra o candidato Guilherme Boulos (PSOL).
A coluna teve acesso a pesquisas que apontam recuos entre 2 a 5 pontos percentuais do candidato do PRTB. Os trackings são realizados diariamente por telefone pelas campanhas, mas não são registrados e não podem ser divulgados na íntegra.
A avaliação dos estrategistas é que ficou evidente para o eleitor de direita que Marçal mentiu sobre Boulos, porque não conseguiu provar que o candidato do PSOL usa drogas. O laudo é assinado por um médico que já faleceu e o dono da clínica é amigo de Marçal.
Nos trackings, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) recupera parte dos votos e Boulos permanece estável.
Está prevista para a tarde deste sábado a divulgação das últimas pesquisas Atlas, Quaest e Datafolha. Enquanto a pesquisa Atlas foi realizada antes do laudo médico falso, os levantamentos Quaest e Datafolha ainda estão na rua e devem registrar pelo menos parte do impacto.
A expectativa entre as campanhas é que a pesquisa Atlas aponte um resultado divergente dos trackings, com um segundo turno entre Boulos e Marçal, com Nunes perdendo espaço.
Os especialistas ponderam, no entanto, que é difícil para as pesquisas captarem o impacto do laudo médico, porque o episódio ocorreu muito próximo do pleito. O efeito só deve ser melhor absorvido pelo eleitor no segundo turno, caso Marçal avance na disputa.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.