Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Jornalista vira réu por difamação em processo aberto por Patrícia Poeta

O jornalista Alessandro Lo-Bianco, da RedeTV!, tonou-se réu em um processo criminal após a Justiça paulista aceitar queixa-crime feita pela apresentadora Patrícia Poeta, da Globo.

Patrícia disse à Justiça que o jornalista, em busca de audiência, iniciou no programa "A Tarde é Sua" e em suas redes sociais uma campanha difamatória contra ela, "inventando fatos" e atribuindo-lhe "condutas desabonadoras".

De acordo com o processo, Lo-Bianco disse que Patrícia havia humilhado o colega Manoel Soares, que dividia com ela a apresentação do programa "Encontro", bem como dado "chilique" nos bastidores da emissora.

Afirmou também que a apresentadora havia sido advertida pela Globo por faltar a reuniões, e que pedira a demissão de um operador de câmera após ele filmar uma pessoa dormindo na plateia do programa.

"São afirmações absolutamente mentirosas", afirmou à Justiça o advogado André Perecmanis, que representa a apresentadora.

Em outubro, a juíza Ana Cláudia Sillas absolveu sumariamente o jornalista por considerar que ele havia apenas exercido sua liberdade profissional, mas os desembargadores do Tribunal de Justiça derrubaram a decisão na última sexta-feira (5) e determinaram o prosseguimento do processo penal.

O desembargador Otávio Toledo, relator do processo no TJ, disse que há indícios suficientes para o recebimento da queixa-crime e que somente no curso da ação, com a apresentação de provas, será possível decidir se houve crime ou não.

Lo-Bianco disse à Justiça que apenas apresentou informações "de interesse do seu público", apuradas com "fontes seguras e fidedignas", e que não cometeu nenhum ato ilícito.

"As matérias feitas por Lo-Bianco tratavam de fatos públicos e notórios, que ganharam a mídia de todo o país, tendo sido comentadas por diversos jornalistas, que também foram ácidos ao tratarem do tema", afirmaram à Justiça os advogados Rômulo Garzillo e Laura Marques, que representam o jornalista.

Continua após a publicidade

O processo não tem ainda data para ser julgado.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

Só para assinantes