Rogério Gentile

Rogério Gentile

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Reportagem

Justiça absolve influenciador que cometeu assalto para aumentar a audiência

A Justiça paulista absolveu o inflenciador digital Paulo Henrique dos Santos, que foi preso em maio após cometer um assalto com uma arma de brinquedo.

O DJ Henrique de São Mateus, de 24 anos, como se identifica o influenciador, gravava a cena e disse à Justiça que o roubo era uma "brincadeira" feita com o objetivo de conseguir mais seguidores.

O caso ocorreu em frente ao shopping Aricanduva, na zona leste de São Paulo.

O policial militar Charles de Souza fazia um patrulhamento na região quando foi abordado por um jovem de 19 anos, que, chorando, relatou ter sido assaltado após deixar o trabalho - ele é vendedor em uma loja do shopping.

O indivíduo, conforme o relato feito pela vítima ao policial, segurava um copo de bebida em uma mão e um celular na outra. No momento do assalto, ele levantou a blusa e mostrou uma arma dizendo que daria um tiro se o rapaz não lhe entregasse o telefone.

Ao abordar o autor do roubo, o policial constatou que se tratava de uma arma de brinquedo. "O indiciado falou que queria sentir o gosto da andrelina de realizar um assalto e que iria fazer um vídeo", afirmou o policial no boletim de ocorrência.

Denunciado pelo Ministério Público, o influenciador disse à Justiça estar arrependido e que tudo não passou de uma "brincadeira inofensiva". Afirmou que, após o assalto, pretendia abraçar a vítima e contar-lhe que tudo não passava de uma brincadeira, mas que ele saiu correndo.

"O abraço seria para enquadrar o mesmo na câmera do celular, a qual estava acionada em virtude da live ao vivo", disse o advogado Elton Passos na defesa apresentada no processo. "No momento, três seguidores estavam logados assistindo à brincadeira".

"Independente de opiniões ou de reprovações ao fato corrido, a verdade é que tudo se passou numa brincadeira de mau gosto", declarou o advogado à Justiça.

Continua após a publicidade

Durante o julgamento, uma testemunha confirmou que o influenciador havia anunciado na live "que tinha acabado de achar uma arma de brinquedo e que faria uma brincadeira de simular um assalto". Outra testemunha contou que o influenciador pretendia premiar a vítima com um iPhone 15 "por participar do clipe".

Ao absolver o influenciador, o juiz Henrique Loureiro disse que não ficou comprovado que o influenciador agiu com dolo.

DJ Henrique de São Mateus comemorou a soltura em post no Instagram
DJ Henrique de São Mateus comemorou a soltura em post no Instagram Imagem: Reprodução/Instagram

Paulo Henrique, que permaneceu preso por cerca de dois meses, já recebeu o alvará de soltura. Ele comemorou o fato em um vídeo no Instagram. "O sofrimento acabou. Obrigado meu Deus, não estava mais aguentando."

O Ministério Público ainda pode recorrer.

Reportagem

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Deixe seu comentário

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.