Topo

Tales Faria

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Queiroga agora posa de responsável pela vacinação infantil

Chefe da Sucursal de Brasília do UOL

13/01/2022 14h52

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

As vacinas chegaram. Até que enfim. O presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, enrolaram, adiaram o quanto puderam, mas mais uma vez a opinião pública venceu: forçou os políticos e o Supremo Tribunal Federal a pressionarem o governo pela aprovação da aplicação de vacinas em crianças.

Queiroga chegou a inventar uma pesquisa e audiência pública para leigos opinarem contra a vacinação, contra a ciência e contra os especialistas. Mas nem isso deu certo para ele.

Eu não lembro qual foi o resultado da enquete promovida pelo Ministério. Lembro que, na tal audiência pública, os especialistas deram um banho nos ignorantes. E que a deputada bolsonarista Bia Kicis vazou dados pessoais dos especialistas que se manifestaram a favor da vacinação para crianças.

O ministro, como de hábito, reagiu com desfaçatez, afirmando que nada sabia do vazamento. Assim como age com desfaçatez afirmando que a vacinação de adultos no Brasil é um sucesso graças ao governo.

Não. O governo foi contra o tempo todo. O Ministério da Saúde protelou a vacinação de adultos, e vacinação em massa só ocorreu por causa da CPI da Covid, da pressão da mídia e da opinião pública.

Agora, seguindo a tática da desfaçatez, o ministro vai dizer que também é por conta do governo que as crianças serão vacinadas.

Não. O governo está sendo empurrado..Essa é a verdade.